06/12/2015 às 15:34

15 mil brinquedos serão doados a crianças carentes de Brasília

Objetos foram arrecadados em campanha da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


Escoteiros do Distrito Federal separaram doações em dois grupos: um para entidades do Banco de Alimentos e outro para a Funap
Escoteiros do Distrito Federal separaram doações em dois grupos: um para entidades do Banco de Alimentos e outro para a Funap. Renato Perotto/Secriança

Cento e catorze entidades cadastradas no Banco de Alimentos da capital receberão 15 mil brinquedos para ser distribuídos aos 18,5 mil meninos e meninas de até 11 anos atendidos pela instituição. Os objetos foram arrecadados de 17 de setembro a 27 de outubro, durante campanha promovida pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, lançada no Palácio do Buriti.

Outros 2 mil brinquedos doados sem condições de uso serão consertados em oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Nesse sábado (5), grupos do Distrito Federal da União dos Escoteiros do Brasil separaram os que vão para a fundação daqueles que seguirão para o Banco de Alimentos nesta segunda-feira (7). Ali ficam guardados até o dia 15, quando serão encaminhados às entidades beneficiadas.

A triagem foi acompanhada pelo secretário Aurélio de Paula Guedes Araújo e pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg (foto), esposa do governador de Brasília, e uma das idealizadoras da campanha. Segundo ela, as doações estimulam o direito de brincar da criança que está em situação de vulnerabilidade. Além disso, acredita Márcia, a parceria com a Funap vai qualificar os internos que farão os consertos. “Essa iniciativa pode viabilizar um negócio que não seja de fim lucrativo, mas que tenha uma sustentabilidade econômica e com finalidade social.”

Apoio
A arrecadação contou com o apoio da Casa Militar, das Secretarias de Educação, de Esporte e Lazer, de Cultura, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, do Sistema de Limpeza Urbana, das administrações regionais, do Metrô, do Hemocentro, da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), da Pastoral da Criança, do Conselho de Pastores e Pastoras Evangélicos e da Federação Espírita Brasileira.

Leia também:

Secretaria lança campanha para arrecadar brinquedos