09/12/2015 às 16:34

Resultado de telematrícula e remanejamento escolar será divulgado no próximo dia 23

Para garantir a vaga, responsável pelo aluno deve efetivar a inscrição de 26 de janeiro a 4 de fevereiro

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

A divulgação do resultado do Telematrícula (telefone 156) e dos remanejamentos em unidades da rede pública de ensino, marcada inicialmente para 16 de dezembro, foi adiada para o próximo dia 23. A lista poderá ser consultada a partir das 17 horas no site da Secretaria-Adjunta de Educação, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, ou pessoalmente nas coordenações regionais de ensino.

De 26 de janeiro a 4 de fevereiro, os responsáveis devem comparecer ao colégio para efetivar a matrícula. A ação é necessária para garantir o lugar dos novos alunos inscritos por meio do telefone 156, de quem pediu remanejamento escolar e dos estudantes que vão trocar de nível (por exemplo, do ensino fundamental para o ensino médio).

efetivacao matriculas rede publica AgenciaBrasiliaAs vagas que sobrarem serão ofertadas de 15 a 19 de fevereiro, apenas para quem não se inscreveu pelo telefone. A lista vai ser divulgada no balcão de cada escola, e os responsáveis devem comparecer ao local para fazer a matrícula, por ordem de chegada.

Creches
Pais interessados em concorrer a uma vaga nas creches conveniadas com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer precisam se cadastrar no Sistema I-Educar de 19 a 22 de janeiro. Para isso, é necessário ir à coordenação regional de ensino correspondente e apresentar originais e cópias da certidão de nascimento ou de um documento de identidade da criança — que pode ter até 5 anos —, CPF ou RG do responsável e comprovante de residência.

Os inscritos serão avaliados conforme critérios sociais de prioridade de atendimento, como baixa renda e risco nutricional, e chamados de acordo com a pontuação e o surgimento de vagas. Outras informações podem ser consultadas no Manual de Atendimento à Educação Infantil.

Documentação para efetivar a matrícula

Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA), Centro Interescolar de Línguas e educação do campo: original e cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3×4, comprovante de residência e informações sobre tipo sanguíneo e fator RH. No caso de estudantes menores de idade, o responsável deverá apresentar RG e CPF.

Também é obrigatória a apresentação de:

Educação infantil: cópia do cartão de vacina atualizado.

Ensino fundamental: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar e relatório avaliativo bimestral (anos iniciais), no caso de a matrícula ser efetivada no decorrer do ano letivo, ou ficha individual do estudante (séries/anos finais).

Ensino médio: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar e ficha individual do estudante (no caso de a matrícula ser efetivada no decorrer do ano letivo).

EJA: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar. Caso a documentação esteja incompleta ou inexistente, deverão ser seguidos os procedimentos administrativos apontados no Manual da Secretaria Escolar 2010.

Educação especial: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar e relatório avaliativo bimestral (anos iniciais), no caso de a matrícula ser efetivada no decorrer do ano letivo ou ficha individual do estudante (séries/anos finais). Também é obrigatório anexar a documentação de cada etapa/modalidade e incluir diagnóstico clínico, expedido por profissional habilitado, identificando a deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento (TGD), além de relatório de avaliação e intervenção educacional, caso possua. O responsável deverá apresentar RG e CPF.

Leia também:

Começa o período de matrículas na rede pública de ensino

Últimos dias para inscrição de alunos na rede pública de ensino

Secretaria recebe 42.290 inscrições de novos alunos para a educação básica

Pedidos de remanejamento escolar podem ser feitos até sexta-feira (6)