17/12/15 11:38
Atualizado em 17/12/15 às 11:38

Novacap soma mais de 87 mil ações preventivas para o período das chuvas

Até novembro, por exemplo, foram 71,5 mil intervenções como cortes e podas de árvores, visando evitar acidentes


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Com o objetivo de conter danos causados pelas chuvas, o governo de Brasília promoveu 87,4 mil ações preventivas desde o início do ano. Até novembro, foram 71,5 mil intervenções da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), entre retirada de galhos, cortes e podas de árvores. Cada uma das 13 equipes da empresa fez, em média, 22 trabalhos diários. Também computaram-se 9,9 mil limpezas e desobstruções de bocas de lobo no DF, além de 3,2 mil reparos nesses espaços e 2,8 mil consertos e limpezas em poços de visitação, parte dos sistemas de drenagem.

De agosto a outubro, meses que antecedem o período chuvoso, as ações concentraram-se em áreas consideradas críticas. A Novacap limpou as tesourinhas das Asas Sul e Norte, o Buraco do Tatu, os Setores Bancários e de Autarquias, além de regiões administrativas como Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. “O trabalho foi essencial para evitar os alagamentos comuns nesta época do ano”, afirma o diretor da companhia, Hermes de Paula. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, participou com rondas periódicas nesses locais para identificar eventuais problemas.

Podas de árvores podem ser solicitadas pelo Disque Novacap: 3403-2626, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Reparos emergenciais também são feitos nas áreas mais afetadas pelos fortes temporais das últimas semanas. Depois da chuva de 28 de novembro, a Novacap conserta o asfalto das Ruas 8 e 10 de Vicente Pires. Duas equipes de tapa-buracos e uma de terraplanagem participam da ação, que deve acabar em fevereiro. De 3 a 14 de dezembro, foram usadas 192 toneladas de asfalto no local. A Novacap também leva adiante obras de drenagem e pavimentação nos Trechos 1 e 3 da região administrativa, previstas para serem finalizadas em dois anos. No Guará, a empresa faz reparos desde 8 de dezembro em um poço de visitação que corria o risco de se romper. Os serviços devem ser concluídos no fim da próxima semana.

O presidente da Novacap enfatiza que é essencial a população se conscientizar dos cuidados que devem ser tomados durante as chuvas para evitar acidentes. “O governo está fazendo a parte dele para manter a cidade limpa, mas é importante que a comunidade não jogue lixo na rua, já que isso entope as bocas de lobo e causa alagamentos”, explica Paula. Para solicitar poda de árvores, os interessados podem ligar para o Disque Novacap, pelo telefone 3403-2626, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Defesa Civil
A Defesa Civil também trabalhou na contenção dos prejuízos causados pela chuva, atuando em emergências e orientando os cidadãos. De outubro até quinta-feira da semana passada (10), a subsecretaria atendeu a 66 ocorrências relacionadas ao período chuvoso, como destelhamentos, queda de muros e de árvores, infiltrações e alagamentos. Trinta e seis edificações precisaram ser interditadas. Dessas, três casas ainda não foram liberadas: duas na Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo I, devido ao desmoronamento de um muro, e uma em Ceilândia, por ameaça de queda da fachada.

Áreas de risco
Em outubro, a Defesa Civil concluiu um mapeamento das áreas de risco do Distrito Federal. São locais passíveis de acidentes, emergências ou desastres. O levantamento plurianual, feito entre 2012 e 2015, verificou ameaças de vulnerabilidade em três níveis: médio, alto e muito alto grau de risco. Com o estudo, as regiões identificadas se tornaram prioridade no planejamento de políticas públicas pelos órgãos de governo responsáveis, abrangendo o período de chuvas.

Leia também:

Trabalho preventivo da Defesa Civil minimiza acidentes

Novacap faz reparos em Vicente Pires depois da chuva de sábado

Defesa Civil interdita casas em área de risco

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157660125202474″ title=”Novacap já fez mais de 87 mil ações preventivas para o período chuvoso”>https://farm6.staticflickr.com/5670/23159924113_7e7b67e393_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Novacap já fez mais de 87 mil ações preventivas para o período chuvoso”>