08/01/2016 às 13:37

Terracap abre edital no valor de R$ 500 mil para projetos culturais

Programa de patrocínio atenderá a sete áreas de interesse. Inscrições começam em 10 de fevereiro

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Profissionais que movimentam o setor cultural de Brasília terão mais uma fonte para adquirir recursos públicos. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) abriu, na quarta-feira (6), o edital para a seleção pública destinada a projetos culturais em 2016. Será a primeira vez que a empresa lança um processo seletivo do tipo.

Interessados tem até 5 de fevereiro para esclarecer dúvidas sobre a seleção. As inscrições serão de 10 de fevereiro a 11 de março — período em que os textos devem ser entregues para análise da comissão julgadora — , e os resultados, divulgados em 31 de março no Diário Oficial do Distrito Federal e no site da Terracap.

O valor oferecido está previsto em R$ 500 mil, e o objetivo é que a ação seja anual, de acordo com a disponibilidade orçamentária da empresa pública. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que atendam aos requisitos estipulados, como a necessidade de dar visibilidade à marca Terracap como contrapartida.

A iniciativa foi divulgada por meio de pregão publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de quarta-feira (6). De acordo com a empresa, a escolha por meio de edital é uma forma de trazer mais transparência ao processo de patrocínio, até então feito por meio de escolha direta.

As ações podem estar enquadradas ou não nas leis de incentivo federais, estaduais, distritais ou municipais, e serão aceitas manifestações em todos os campos artísticos, como artes cênicas, visuais e audiovisuais, literatura, música, patrimônio e tradições populares, desde que objetivem a valorização da cultura regional.

As atividades inscritas serão implementadas de 1º de abril até, no máximo, 31 de dezembro e poderão contemplar as seguintes áreas de interesse: cultura, educação, ciência e tecnologia, esporte, ambiental, social e desenvolvimento regional.

Não serão aceitas propostas de dirigentes, empregados e parentes de empregados da Terracap; ações ligadas a jogos de azar; e outras que evidenciem preconceitos de qualquer natureza; que sejam de caráter político eleitoral ou de entidades religiosas.

Mais informações: (61) 3342-1628 e 3342-2371