18/01/2016 às 17:59

Começa na sexta-feira a inscrição de candidatos aprovados no Sisu

Instituições de ensino técnico e superior do DF têm 2.794 vagas. Dessas, 1.982 são para a Universidade de Brasília

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (18) o resultado do primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. Os aprovados para as 2.794 vagas distribuídas nas instituições de ensino técnico e superior do Distrito Federal podem se inscrever na sexta-feira (22), na segunda (25) e na terça-feira (26).

A Universidade de Brasília (UnB) tem 1.609 oportunidades no Campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto; 148 em Ceilândia, 140 no Gama e 85 em Planaltina. O total de 1.982 corresponde ao primeiro semestre de 2016. As vagas são distribuídas em 88 cursos de graduação presencial nos turnos diurno e noturno.

Os selecionados deverão comparecer para fins de registro aos Postos Avançados da Secretaria de Administração Acadêmica da UnB. A documentação necessária é: identidade, certificado de alistamento militar para o sexo masculino, CPF, título de eleitor com comprovante de votação ou de justificativa de não votação na última eleição em ambos os turnos, histórico escolar de ensino médio e certificado de conclusão de ensino médio.

Fepecs
Para graduação em medicina e em enfermagem na Escola Superior de Ciências da Saúde, no Edifício Fepecs, existem 80 vagas em cada modalidade. Neste ano, o ingresso na instituição será, exclusivamente, por esta etapa do Sisu, uma vez que a matriz curricular é seriada e anual.

A matrícula também será nos dias 22, 25 e 26, no SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

A documentação necessária é: identidade, certificado de alistamento militar para o sexo masculino, três fotos recentes 3×4, CPF, título de eleitor com comprovante de votação ou de justificativa de não votação na última eleição em ambos os turnos, histórico escolar de ensino médio e certificado de conclusão de ensino médio. O estudante precisa preencher declaração de que não está matriculado em outra instituição pública.

Cursos técnicos
O Instituto Federal de Brasília abriu 652 oportunidades em 15 turmas presenciais distribuídas em oito unidades no DF. As graduações em tecnologia em gestão pública e em ciências da computação (Campus Taguatinga) são algumas das mais procuradas.

Os procedimentos e os horários para matrícula estão no edital de abertura da seleção.

Cotas
De acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711 de 2012), até o fim de 2016 as universidades federais terão que destinar 50% das vagas aos alunos de escolas públicas. Dessas, metade vai para estudantes de baixa renda e a outra metade, para os autodeclarados negros ou indígenas.

Segundo o Portal Brasil, do governo federal, das universidades e dos institutos federais do País, somente a Universidade Federal de Ouro Preto não atingiu os 50%. É bom lembrar que a data limite para cumprir a legislação é 29 de agosto — data da sanção da Lei de Cotas.

Balanço nacional
Na primeira edição deste ano no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada ofertou 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas de educação superior. Houve aumento de 10,9% no número de vagas em relação à primeira edição de 2015.

O Ministério da Educação ainda não tem o balanço estadual da quantidade de inscrições, porém, foram 2.712.937 candidatos em todo o País, sendo que cada inscrito pode optar por dois cursos. No segundo semestre haverá nova edição, mas a pasta ainda não divulgou as datas.

De acordo com as regras do certame, o Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos a instituições públicas de educação superior em todo o País. Alunos não classificados poderão participar da lista de espera, que está aberta e vai até o dia 29.

ProUni
A partir de terça-feira (19), começam as inscrições para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo se estende até as 23h59 do dia 22 (sexta-feira).

É necessário: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não se aceita zero na redação. É preciso informar o número da inscrição e da senha usadas no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato pode fazer até duas opções de curso e de instituição.

O programa é destinado a estudantes brasileiros de baixa renda e oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.