18/01/2016 às 20:37

Executivo estuda mudanças para melhorar atendimento da Ciade

Em reunião com gestores da segurança pública, governador discutiu medidas como o remanejamento de servidores para a central integrada

Por Da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasíli

O governo de Brasília fará mudanças no serviço prestado pela Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), que atende a chamados originados dos telefones 190, da Polícia Militar; 193, do Corpo de Bombeiros Militar; 199, da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social; e 112 e 911, números internacionais de emergência e urgência.

As medidas foram discutidas na tarde desta segunda-feira (18), em reunião do governador Rodrigo Rollemberg com gestores de forças de segurança e a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, no Palácio do Buriti. “Vamos fazer reformulações para que a população tenha um atendimento mais rápido quando procurar a Ciade e, com isso, teremos mais possibilidades de socorrer as vítimas e prender os criminosos”, avaliou Rollemberg.

O serviço é prestado por 124 atendentes, divididos em cinco turnos de 12 horas. “Remanejaremos alguns servidores que estão na área de segurança pública para complementar as vagas na Ciade”, adiantou. Segundo ele, a ideia é aprimorar a integração na central e o tempo de resposta à população.

Ações de segurança pública em 2016
No encontro de hoje, o chefe do Executivo e os gestores também analisaram os primeiros dias do ano em relação à segurança pública. Para o governador, há números positivos, mas ainda são necessários esforços para melhorar determinados índices, como roubo a ônibus e a residências.

Em 8 de janeiro, foi retomada a operação Redução dos Índices de Criminalidade, na qual 600 policiais militares são retirados de atividades administrativas para reforçar o policiamento nas ruas do Distrito Federal em dias determinados. O foco é apreensão de armas de fogo, diminuição de homicídios e roubos a coletivos e a residências. A Polícia Militar trabalha de forma intensiva também na apreensão de armas de fogo. Em paralelo, outras ações são tomadas pelas demais forças de segurança. A Polícia Civil, por exemplo, intensifica o cumprimento de mandados de prisão e a repressão ao tráfico de drogas.

Além da secretária da Segurança Pública, participaram da reunião os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba de Castro, e do Departamento de Trânsito, Jayme Amorim de Sousa; e o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio.

Leia também:

120 policiais militares iniciam operação em Ceilândia para reduzir criminalidade

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157663630848356″ title=”Executivo estuda mudanças para melhorar atendimento da Ciade”>https://farm2.staticflickr.com/1630/24098358919_9a76a054e6_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Executivo estuda mudanças para melhorar atendimento da Ciade”>