09/02/2016 às 13:38

Pelo menos 55 mil foliões curtiram a segunda-feira de carnaval

Mais de 700 policiais militares estavam nas ruas; nas delegacias, foram registradas 39 ocorrências relacionadas aos locais e horários de festa

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social


Um dos 12 eventos de ontem foi o Aparelhinho, no Setor Bancário Sul
Um dos 12 eventos de ontem foi o Aparelhinho, no Setor Bancário Sul. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No terceiro dia de carnaval, pelo menos 55 mil foliões foram às ruas da capital federal em 12 eventos ocorridos em espaços públicos, entre eles o Aparelhinho, no Setor Bancário Sul, o Asé Dudu e Mamãe Taguá, em Taguatinga, e o Galinho de Brasília, na Asa Sul. Este último foi o que reuniu mais gente: 40 mil pessoas. Os números são da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

A segurança e a proteção dos foliões ficaram por conta de 707 policiais militares, 103 bombeiros e 120 agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Além disso, a Polícia Civil trabalhou com 470 servidores nos plantões das 31 delegacias circunscricionais do DF, das delegacias da Criança e do Adolescente e de Atendimento à Mulher e do Departamento de Polícia Especializada.

Houve 39 registros criminais nessa segunda-feira (8). Os crimes contra o patrimônio representaram 62% do total, sendo que o objeto de maior interesse foi o celular — seis foram de furto desse tipo de aparelho.

A atuação das forças de segurança garantiu uma segunda-feira com 39,1% ocorrências criminais a menos que as registradas no mesmo dia do carnaval de 2015, quando foram anotadas 64.

As informações referem-se até o término dos eventos. Caso algum folião registre, ao longo do dia de hoje (9), ocorrência relativa a fato ocorrido nos locais de blocos carnavalescos, o dado constará do balanço consolidado, que será apresentado ao término do carnaval.

Outras abordagens
O Corpo de Bombeiros fez 30 atendimentos nos locais de folia, dos quais 13 (43%) estavam relacionados com embriaguez. A Polícia Militar abordou aproximadamente 7 mil pessoas. Já o Detran-DF, em operações conjuntas com a PM, autuou 33 motoristas, 27 deles por dirigirem após ingestão de bebida alcóolica e quatro por estarem sem carteira de habilitação. Quarenta e sete veículos foram apreendidos.

Balanço
Desde o início do carnaval oficial em Brasília até o momento, a pasta da Segurança Pública contabiliza 115 ocorrências policiais nos locais e horários de festa. Na sexta-feira (5), primeira noite, nenhum registro precisou ser feito. No sábado (6), foram 44 ocorrências criminais e, no domingo, 32. Em comparação com os mesmos dias de 2015, todos os números deste ano foram menores.

Leia também:

No último dia do Galinho, bloco reúne 40 mil pessoas na Asa Sul

32 ocorrências registradas nos locais de folia durante o domingo

Carnaval em clima de paz e segurança

Nenhuma ocorrência registrada na primeira noite oficial de carnaval

Veja a galeria de fotos:

Pelo menos 55 mil foliões curtiram a segunda-feira de carnaval