11/02/2016 às 11:37, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Como traçar um percurso de transporte público pelo site do DFTrans

No endereço eletrônico, é possível estabelecer rotas, verificar linhas alteradas e se informar sobre cartões de passagem

Por Jade Abreu e Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Imagine verificar a rota, as paradas e montar o trajeto antes mesmo de chegar a um ponto de ônibus. Os recursos estão disponíveis no site do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), que dá acesso a informações sobre vias para o cidadão que portar computador, smartphone ou tablet.

No canto direito da página principal do site, existe a aba Horários e Itinerários. Ao clicar no ícone, o internauta é redirecionado à ferramenta DF no Ponto. Na tela, aparece centralizado o mapa de Brasília com a opção de buscador na parte esquerda, onde o usuário pode consultar as linhas a partir do número ou dos locais.

O mapa aumenta ou diminui de tamanho com os ícones Mais e Menos no canto superior esquerdo. Também é possível dar zoom com o mouse ou com os dedos em aparelhos touch, como celulares e tablets.

O ícone Mostrar todas as Paradas? indicará os pontos espalhados no mapa. Se preferir a opção do número da linha, basta marcar o campo Origem/Destino e não é preciso preencher os espaços de texto para que as marcações apareçam.

No guia há quatro cores: amarela, azul, verde e vermelha. Em amarelo, estão os pontos que dão com acesso às estações de metrô; em azul, aos pontos comuns; em verde, ao Expresso Sul; e, em vermelho, aos terminais rodoviários. Caso um passageiro pegue um ônibus na Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, ele deverá clicar na marcação próxima à biblioteca e aparecerá um quadro com dados sobre o ponto: código da parada, sentido do veículo, via, quadra, setor e região administrativa.

Ao selecionar o tipo de pesquisa, o código da parada é automaticamente inserido no espaço de texto de acordo com a classificação de origem ou de destino. O sistema apresenta também combinações de linhas com a saída do ponto escolhido. Ao clicar na linha, surge um quadro à esquerda do mapa com informações sobre o trajeto selecionado: número e nome da linha, operadora (empresa responsável pelo itinerário), tipo de transporte, tarifa, horários e extensão percorrida.

Mudanças temporárias
Na página principal do site do DFTrans, na aba seguinte a Horários e Itinerários, há a opção Horários Alterados no Período das Férias, que indica as rotas temporárias. Nela, o passageiro verá um quadro com as viações e as regiões administrativas que tiveram trajetos alterados. Ele pode selecionar a imagem e será encaminhado a uma página com os novos itinerários. É possível também baixar as planilhas com as rotas por um link oferecido.

Informações
No canto direito da página principal, estão abas de acesso à informação — funcionamento dos órgãos, ações desenvolvidas, contratos, despesas e outros serviços —, Portal da Transparência e Ouvidoria 162 (espaço para críticas e sugestões). No espaço inferior do site, é possível consultar o Diário Oficial do Distrito Federal e as redes sociais do DFTrans.

Bilhetagem
O site permite ainda que o passageiro preencha o Cadastro de Aluno, necessário para ser contemplado pelo Passe Livre Estudantil (o mesmo que Cartão Estudante), e que tenha acesso a informações sobre os sistemas de bilhetagem dos ônibus.

Veja outros cartões disponíveis:

Cartão Cidadão: tem um saldo de créditos para embarque.

Cartão Especial: dá acesso ao transporte público gratuito a pessoas com algumas doenças e com necessidades especiais.

Cartão Estudante: alunos do ensino superior, médio e fundamental da área urbana e rural têm direito ao transporte público. O Passe Livre Estudantil também vale para estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes com carga igual ou superior a 200 horas/aula.

Cartão Funcional: funcionários das empresas operadoras do transporte público podem solicitar o cartão e se locomover gratuitamente.

Cartão VT: destinado aos funcionários com direito ao vale-transporte. O empregador tem o dever de fornecer os custos para o deslocamento do empregado da residência para o trabalho e vice-versa. A empresa é que solicita o cartão e cadastra os funcionários.
 

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664490375446″ title=”Como traçar um percurso de transporte público pelo site do DFTrans”>https://farm2.staticflickr.com/1455/24837566452_4aefcaefc2_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Como traçar um percurso de transporte público pelo site do DFTrans”>