19/02/2016 às 23:20, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Governadores levam reinvindicações ao ministro da Fazenda

Medidas discutidas visam retomada do crescimento econômico das unidades da Federação

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A retomada de operações de crédito, a renegociação de dívidas e o alongamento dos passivos das unidades da Federação com a União foram os temas tratados durante o encontro entre o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e 10 governadores.

A reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira (19) no gabinete de Barbosa. As demandas constam de um documento elaborado por chefes de Executivos locais em 1° de fevereiro, durante o segundo Fórum Permanente de Governadores, encabeçado pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na Residência Oficial de Águas Claras.

Os governadores pediram ao ministro que estabeleça limites para financiamentos de operações de crédito, medida que aumentará a capacidade de investimento dos estados e do DF. Atualmente, existem contratos autorizados, mas falta o aval da União.

Dívidas
Outra proposta levada ao ministro a fim de dar mais fôlego aos governos é a renegociação e o alongamento das dívidas que as unidades da Federação têm com a União. O DF, por exemplo, desembolsa cerca de R$ 9 milhões por mês para pagar passivos ao governo federal, valor considerado baixo em comparação com outras UFs.

“Evoluímos nas propostas de alongar para 20 anos o prazo para as unidades da Federação pagarem suas dívidas com a União, ao mesmo tempo em que o governo federal anunciou um limite para operações de crédito de R$ 20 bilhões neste ano”, disse Rollemberg.

Além de Rollemberg, estiveram no encontro os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; de São Paulo, Geraldo Alckmin; de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; de Santa Catarina, Raimundo Colombo; do Piauí, Wellington Dias; de Alagoas, Renan Filho; e os vices-governadores de Goiás e do Maranhão, José Eliton e Carlos Brandão, respectivamente.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157662524378384″ title=”Governadores levam reivindicações ao ministro da Fazenda”>https://farm2.staticflickr.com/1501/25109294366_1a871039ea_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Governadores levam reivindicações ao ministro da Fazenda”>