21/02/2016 às 16:44

Moradores recuperam praça no Recanto das Emas

Mutirão, que contou com o apoio da administração regional, ocorreu durante todo o fim de semana

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Atualizado em 21 de fevereiro de 2016, às 20h20

Morador da Quadra 307 do Recanto das Emas há 20 anos, o comerciante aposentado Manoel Chagas, de 54 anos, sonha ver revitalizada a praça em frente à casa onde mora. “Queremos um lugar limpo, seguro e, principalmente, ocupado pela população”, afirma o cearense radicado em Brasília.

Na manhã deste domingo (21), Manoel uniu-se a vizinhos e colaboradores para dar continuidade à ação que começou no sábado (20).

Ontem, cerca de 80 pessoas conseguiram recuperar pontos degradados da área, como o parque infantil e o ponto de encontro comunitário. “Se cada um fizer um pouco, sentir-se responsável pela cidade, só tende a melhorar”, acredita o morador.

Durante o mutirão, o grupo plantou mudas de árvores, fez uma barreira de pneus para conter a água da chuva que inundava o campo de futebol e instalou um ponto de leitura feito com uma geladeira transformada em armário e com pneus que viraram bancos.

Hoje (21), os moradores começaram a pintura da calçada e a roçagem do terreno e a conclusão do espaço cultural. Para o local, estavam programadas apresentações musicais.

Iniciativa
A atividade é coordenada pela organização sem fins lucrativos Instituto Batucar — que atua desde 2001 no mesmo endereço e atende cerca de 80 crianças e adolescentes com aulas de música.

Para tocar o projeto de revitalização da praça, a entidade em que trabalham cinco pessoas conseguiu apoio da Administração Regional do Recanto das Emas, com mão de obra e doação de pneus, areia e cimento, e de empresas privadas. O administrador regional, Fábio Viana Ávila, vê a ação como um modelo a ser seguido nas outras quadras da região administrativa. “A transformação é importante para que as pessoas sintam-se conectadas com o lugar.” O gestor reforçou a importância da atuação dos moradores e adiantou que a mudança promovida pela iniciativa popular contará com o apoio do Estado para a manutenção do local.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157662591103734″ title=”Moradores recuperam praça no Recanto das Emas”>https://farm2.staticflickr.com/1617/24878162610_7d3d3fdeda_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Moradores recuperam praça no Recanto das Emas”>