23/2/16 0:07
Atualizado em 16/5/16 à 17:17

Segurança dos Jogos Olímpicos é tema de reunião

Encontro entre o governador Rodrigo Rollemberg e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, serviu para traçar estratégias com relação ao efetivo a ser usado durante o evento


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Atualizado em 23 de fevereiro de 2016, às 12h18

A segurança de atletas e de torcedores durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 foi o tema central de reunião entre o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), no gabinete do ministro. 

Uma das pautas foi a possibilidade de o Executivo local colaborar, durante o período dos jogos, com a cessão de policiais militares e de bombeiros para a Força Nacional de Segurança Pública, que atuarão principalmente no Rio de Janeiro, sede do evento. Rollemberg garantiu estudar o pedido, levando em consideração as dificuldades que as duas corporações enfrentam atualmente devido ao baixo efetivo.

Presente no encontro, a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, quis saber qual será o efetivo empenhado das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no apoio à Policia Militar, ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Civil do DF. A informação é importante para consolidar as estratégias de segurança a serem adotadas na capital do País durante o evento esportivo. O quantitativo deve ser informado pela pasta federal em nova reunião, ainda a ser agendada.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha — um dos sete onde haverá jogos olímpicos de futebol masculino e feminino em todo o Brasil — abrigará dez de 58 partidas. As disputas ocorrerão em outras cinco cidades: Belo Horizonte (MG), no Mineirão; Manaus (AM), na Arena da Amazônia; Rio de Janeiro (RJ), no Maracanã e no Engenhão; Salvador (BA), na Arena Fonte Nova; e São Paulo (SP), na Arena Corinthians.

A Olimpíada de 2016 ocorrerá de 5 a 21 de agosto. Dez mil e quinhentos atletas de 206 países, incluindo o Brasil, disputarão 306 provas com medalhas em 42 modalidades esportivas.

Avião
A reunião ainda selou a doação de um avião EMB-121 Xingu pelo Ministério da Justiça à Polícia Civil do DF. “A aeronave será usada sobretudo em ações de captura em outras unidades da Federação”, disse Rollemberg.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157662643311884″ title=”Segurança dos Jogos Olímpicos é tema de reunião”>https://farm2.staticflickr.com/1629/24905969060_a99f6e6a6d_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Segurança dos Jogos Olímpicos é tema de reunião”>