24/02/2016 às 18:31

Caravana facilitará a autodeclaração de pontos de cultura no DF

Primeira fase de oficinas gratuitas será na quinta-feira (25) em Planaltina

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Nesta quinta-feira (25), ocorrerá, em Planaltina, a primeira edição da Caravana Cultura Viva no DF. A ação gratuita tem como objetivo difundir a Lei 13.018 de 2014, que institui a Política Nacional de Cultura, e orientar sobre o processo de autodeclaração de pontos e de pontões de cultura — entidades certificadas pelo Ministério da Cultura. As oficinas vão tirar dúvidas a respeito da documentação necessária para cada caso, além de mostrar o passo a passo do processo de autodeclaração.

Qualquer entidade sem fins lucrativos, grupo ou coletivo, com ou sem cadastro nacional da pessoa jurídica, que realize atividades na área pode declarar como ponto de cultura. Já os pontões são espaços físicos aglutinadores desses locais. “Queremos que essas iniciativas sejam reconhecidas pelas ações que fomentam e que seja criada uma rede com todos os pontos de cultura”, explica a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura, Jaqueline Fernandes.

Segundo ela, a região administrativa foi escolhida para abrir a série de oficinas pela cena cultural ativa. Após passar por Planaltina, a caravana segue para o Paranoá, São Sebastião, Samambaia, Ceilândia, o Guará e Taguatinga. Com a conclusão das oficinas, as equipes responsáveis pelo trabalho promoverão um encontro entre todos os pontos de cultura declarados em Brasília. O evento está previsto para ocorrer na semana em que se comemora o aniversário de Brasília — 21 de abril.

A segunda fase das oficinas prevê atender comunidades tradicionais, como acampamentos ciganos e terreiros. “São espaços em que ocorrem muitas atividades culturais e que devem ser valorizados”, conclui a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural.

Programação

Planaltina
25 de fevereiro (quinta-feira)
Às 19 horas
Na Coordenação Regional de Ensino de Planaltina (Setor Educacional, Lotes C/D)

Paranoá
10 de março (quinta-feira)
Às 19 horas
Na Casa de Francisco de Assis (Quadra 31, Conjunto C)

São Sebastião
17 de março (quinta-feira)
Às 19 horas
No Instituto Metamorfose (Rua 30, Conjunto A, Setor Tradicional)

Samambaia
31 de março (quinta-feira)
Às 19 horas
Na Administração Regional de Samambaia (Quadra 302, Conjunto 13, Lote 5, Centro Urbano)

Ceilândia
7 de abril (quinta-feira)
Às 19 horas
No Espaço Jovem de Expressão (Praça do Cidadão, Ceilândia Norte)

Guará
12 de abril (terça-feira)
Às 19 horas
No Teatro do Guará (QE 23)

Taguatinga
14 de abril (quinta-feira)
Às 19 horas
No Mercado Sul (Setor B Sul, QSB 12)

Mais informações sobre as oficinas pelos telefones 3325-6206 e 3325-6267 e no Facebook da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.