25/02/2016 às 13:34

Certificados da campanha Bloco Brasília Limpa são entregues

Cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) no Palácio do Buriti. Avaliação teve ajuda dos garis e dos foliões

Por Samira Pádua, da Agência Brasília


O Bloco Carnapati recebeu do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e da diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, o certificado da campanha Bloco Brasília Limpa
O Bloco Carnapati recebeu do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e da diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, o certificado da campanha Bloco Brasília Limpa. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 25 de fevereiro de 2016, às 12h19

Organizadores de eventos carnavalescos de rua que se empenharam para garantir a limpeza durante os dias de festa receberam, na manhã desta quinta-feira (25), os certificados da campanha Bloco Brasília Limpa. A cerimônia de entrega ocorreu no Palácio do Buriti com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e da diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos.

A campanha foi uma iniciativa do governo local como forma de reconhecer e de incentivar os organizadores que se preocuparam com o descarte adequado do lixo e que mobilizaram os foliões para contribuir com a limpeza. “Brasília está se consolidando como uma cidade que tem um carnaval de rua bastante animado e diversificado. A cada ano surgem novos blocos, com novas temáticas, e fazendo uma festa bastante criativa, alegre e que mobiliza um número cada vez maior de pessoas”, destacou Rollemberg.

O chefe do Executivo agradeceu aos servidores da autarquia pelo trabalho. “Essa iniciativa do SLU e essa movimentação dos blocos têm um caráter simbólico muito forte.” Neste ano, pelo menos 893 mil foliões saíram às ruas de Brasília das 19 horas de 5 de fevereiro às 3 horas de 10 de fevereiro. Nas festas pré-carnaval, o público estimado foi de 200 mil.

Receberam o certificado nesta manhã Thaís Leal, representante do Agoniza, mas não Morre; Camila Rodrigues, do Calango Careta; Tereza Padilha, do Carnapati; Júlio Paixão, do Bloco do Seu Júlio; Sérgio Vieira, do Lordes do Areal e Águas Claras; Juliana Müller, do Maria vai Casoutras; e Luciene dos Santos, do Menino de Ceilândia. O Asé Dudu também foi selecionado, mas não teve representante na cerimônia — o certificado será entregue posteriormente. “Estamos honrados e com muito orgulho por estar aqui”, disse Júlio Paixão, em nome de todos os blocos.

Critérios
Os critérios foram avaliados por servidores do SLU, que se basearam nas observações de equipes da autarquia, nas avaliações de garis, no envio de informações pelos grupos carnavalescos e na indicação do público por meio da #bsblimpa, seguida do nome do bloco, na rede social Instagram.

Para participar, os organizadores tiveram de optar pela autogestão dos resíduos (quando se responsabilizam pela limpeza e dispensam o trabalho da autarquia) ou respeitar o prazo mínimo de cinco dias úteis de antecedência para solicitar os serviços. Outro requisito foi divulgar mensagens educativas sobre o descarte apropriado do lixo.

“A gente entende que a cidade de Brasília vai ficar limpa quando os cidadãos tiverem consciência da importância de cada um fazer a sua parte”, comentou a diretora-geral do SLU, Kátia Campos.

Estiveram na cerimônia os secretários de Mobilidade, Marcos Dantas, e da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, e os administradores regionais de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina, e de Samambaia, Claudeci Xavier de Miranda.

Toneladas
Neste ano, o SLU contou com 2.976 garis divididos em três turnos, durante e após os blocos. Eles recolheram 176,5 toneladas de lixo nos dias de celebração, incluindo os eventos de prévia.

Em 2015, a autarquia recolheu 110 toneladas de resíduos, mas o número refere-se apenas aos quatro dias do feriadão. À época, os grupos carnavalescos Bicicobloco e Vai Quem Fica destacaram-se pela consciência ambiental e foram homenageados pelo governador Rodrigo Rollemberg, também em cerimônia no Palácio do Buriti.

Leia também:

 

Carnaval em Brasília reuniu quase 900 mil foliões

SLU vai reconhecer blocos de carnaval mais limpos

Governador elogia consciência ambiental durante o carnaval

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665092021595″ title=”Certificados da campanha Bloco Brasília Limpa são entregues”>https://farm2.staticflickr.com/1453/25137024902_f02f508ebb_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Certificados da campanha Bloco Brasília Limpa são entregues”>