25/02/2016 às 11:34

Congresso mundial de tecnologia quer atrair microempresários do DF

Governo e representante do evento se reuniram esta semana com o objetivo de discutir os preparativos para o encontro

Por Renaro Cardozo, da Agência Brasília

Identificar micro e pequenos empresários de Brasília que tenham condições de negociar com empresas nacionais e internacionais foi um dos temas debatidos entre o governo e a diretora-executiva do 20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, Flávia Malkine Araújo, na noite de segunda-feira (22). Durante o encontro com o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil, Oskar Klingl, Flávia explicou o andamento dos preparativos para o encontro, que será de 3 a 5 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Segundo Flávia, cerca de 20% dos estandes foram comercializados desde 4 de janeiro. “É um congresso importante, pois leva vários projetos do papel para a realidade e envolve operações de investimento, além de proporcionar contatos e intercâmbio.”

Após a reunião, Klingl iniciou conversas com representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para formalizar um acordo direcionado a promover empresários locais. “Do ponto de vista turístico, um evento deste porte faz muito bem à cidade, e a área de tecnologia da informação é um grande mercado em Brasília.”

Parque tecnológico
A Secretaria-Adjunta de Turismo, da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, aguarda público de 2,5 mil pessoas no encontro, sendo pelo menos 600 de outros países.

Na ocasião, o governo apresentará o andamento da implantação do Parque Tecnológico Capital Digital. “Vamos mostrar ao mundo as vantagens de investir na capital do Brasil”, anunciou Klingl. O Executivo local recebe propostas de parcerias público-privadas para o parque.

América do Sul
Esta edição do congresso contempla um país da América do Sul pela primeira vez desde o seu início, em 1978. A partir de agora, passa a ser anual — antes era a cada dois anos. No último seminário, em Guadalajara, no México, o valor dos negócios chegou à casa de US$ 95 milhões. Em 2017, o evento se deslocará para Taiwan, e a Índia será a anfitriã em 2018.

Promovido pela Aliança Mundial de Tecnologia da Informação e Serviços, que reúne cerca de 90% das maiores empresas do setor, o congresso passou por países como Malásia, Estados Unidos, Grécia, Austrália, França, Canadá, Japão, Dinamarca, Espanha e Holanda.

No Brasil, a Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) está à frente da organização desta 20ª edição. A entidade tem 1,5 mil associados em todo o País.

O evento foi captado pelo governo de Brasília em 2012, com o pagamento de US$ 750 mil pelo direito de realização. O Executivo local também articula a preparação do encontro com a iniciativa privada e o meio acadêmico.

Inscrições
Os tíquetes estão disponíveis pelo site www.wcit2016.com, na aba Inscrições. Ingressos adquiridos com antecedência ou para grupos acima de cinco pessoas têm descontos especiais. Estudantes pagam meia-entrada mediante apresentação de documento.

O participante poderá se inscrever para apenas um dia ou para toda a programação. Os ingressos darão acesso às áreas de exposição de marcas e às plenárias — que contarão com especialistas de várias partes do mundo reunidos em torno do tema “Promessas da era digital: Desafios e oportunidades”.

Empresários e empreendedores poderão participar de rodadas de negócios, quando terão a oportunidade de mostrar produtos, serviços e ideias aos investidores nacionais e internacionais.

Veja a programação

20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação
De 3 a 5 de outubro de 2016
No Centro Internacional de Convenções do Brasil (Setor de Clubes Esportivo Sul)
Inscrições: pelo site www.wcit2016.com até o dia do evento. Nos dias do congresso, também no local

Leia também:

Organizadores de congresso mundial de TI visitam governador

Parcerias público-privadas são discutidas em reunião na Residência Oficial