08/03/2016 às 14:35

Casas irregulares são retiradas de área rural do Gama

Quatro edificações foram demolidas nesta terça (8) durante a ação, que continua amanhã (9)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 8 de março de 2016, às 18h34

A Agência de Fiscalização (Agefis) começou, nesta terça-feira (8), a retirar construções irregulares da região da Ponte Alta Norte, área rural do Gama. O levantamento apontou 44 edificações num terreno de 109 mil metros quadrados da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), onde está prevista a instalação de equipamentos públicos. O espaço chama-se Ponte de Terra e fica no Condomínio Residencial Buritis, Chácara Santa Maria. 

A desapropriação começou por volta das 11h10, pois, antes disso, servidores da agência tiveram de identificar quem tinha liminar. Os responsáveis por 25 construções apresentaram o documento para evitar a derrubada. A primeira edificação retirada hoje era de alvenaria e estava fora do condomínio, próximo a um manancial.

A Agefis orientou os moradores a ficar em frente aos lotes para facilitar a verificação de documentos jurídicos e pessoais. Por se tratar de um terreno público, não foi necessária notificação prévia.

Balanço
No fim do primeiro dia, as equipes removeram quatro edificações e aterraram uma fossa séptica. A Companhia Energética de Brasília (CEB) desfez uma ligação ilegal, que abastecia diversas residências. A previsão inicial era concluir a operação amanhã (9), mas ela só terminará quando forem demolidas todas as 19 construções — das 44 — que não têm liminar.

A ação contou com 109 funcionários de diversos órgãos. Além da Agefis e da CEB, participaram a Agência de Desenvolvimento (Terracap), a Companhia de Saneamento Ambiental, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Conselho Tutelar do Gama, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Trânsito, o Instituto Brasília Ambiental, a Polícia Militar, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e o Serviço de Limpeza Urbana.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665451033302″ title=”Casas irregulares são retiradas de área rural do Gama”>https://farm2.staticflickr.com/1542/25327582340_5a255c9777_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Casas irregulares são retiradas de área rural do Gama”>