09/03/2016 às 23:37

Comitê gestor planeja ações do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida para 2016

Em reunião nesta quarta (9), governador Rodrigo Rollemberg orientou as forças de segurança a priorizar o combate a roubos a residências, ao comércio e a pedestres

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Com novas ações para 2016, o programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida focará as atuações integradas das forças de segurança do Distrito Federal em áreas mapeadas de acordo com os índices criminais e a sensação de insegurança da população. Essa e outras medidas foram apresentadas pelo comitê gestor, presidido pelo governador Rodrigo Rollemberg, em reunião nesta segunda-feira (9), na Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública.

O mapeamento dessas áreas foi delineado com informações obtidas por meio da Pesquisa Distrital de Segurança, iniciada no ano passado e que faz parte das ações do Viva Brasília. Ao registrar os dados coletados em cada região, os pesquisadores usaram a técnica de georreferenciamento para associar as informações ao local das ocorrências.

Prevenção no comércio
“Uma vez que temos essas manchas criminais, a proposta para 2016 é atuar em áreas específicas”, afirma a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar. Uma das ações que se iniciará ainda neste mês com foco no comércio, adianta Márcia, serão visitas de policiais civis e militares a estabelecimentos comerciais com abordagens preventivas.

Combater os roubos a residências, ao comércio e a pedestres — que tiveram aumento no acumulado do ano em relação a 2015 — deverá ser prioridade, destaca o governador. “Precisamos atuar nessas três frentes, esse é o desafio que está colocado para a segurança pública”, avalia.

Também participaram da reunião os comandantes-gerais da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba, e do Departamento de Trânsito, Jayme Amorim de Sousa; o subsecretário do Sistema Penitenciário da pasta da Segurança Pública e da Paz Social, Anderson Espíndola; e a chefe de Comunicação Institucional e Interação Social, Vera Canfran.

O colegiado
Com o propósito de discutir temas que direta ou indiretamente influenciem na queda da violência, o Comitê Gestor do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida é presidido pelo governador de Brasília e coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. O colegiado concentra o debate de ideias entre gestores de vários órgãos para buscar formas de reduzir os índices de criminalidade com atuações que não sejam focadas somente no trabalho das polícias, entre elas, iluminar regiões, limpar áreas e fechar bares em horários determinados por lei.

Leia também:

Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida adotará selo para identificar prioridades

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665705016265″ title=”Comitê gestor planeja ações do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida para 2016″>https://farm2.staticflickr.com/1575/25655277735_fb650a6bab_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Comitê gestor planeja ações do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida para 2016″>