13/3/16 15:38
Atualizado em 13/3/16 às 15:38

Esporte abre vagas para a Corrida da Paz

Competição marca lançamento de praça no Estacionamento 7 do Parque da Cidade, a primeira do projeto Brasília Capital do Ipê

Em 19 de março, a capital federal ganhará a primeira das quatro praças do projeto Brasília Capital do Ipê — que arborizará, até outubro de 2017, diferentes áreas da cidade com plantas nas cores amarela, branca, rosa e roxo. Para marcar o lançamento da Praça da Paz, será realizada uma corrida de rua com o mesmo tema do ambiente. As inscrições, gratuitas, abrem na terça-feira (15), às 9 horas, pelo site da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

Serão mil vagas para pessoas a partir de 14 anos, inclusive categorias adaptadas. “Esperamos que ainda tenha gente que vá na pipoca, como já é tradicional nas corridas de rua em Brasília”, almeja a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. As inscrições vão durar até todas as vagas serem preenchidas.

Os inscritos ganharão camiseta, número, chip com informações pessoais e fruta. Aqueles que completarem a prova ainda levam medalha de participação. “O esporte tem tudo a ver com o tema dessa praça, que é a promoção da paz e da integração entre todos os povos”, opina a secretária.

O trajeto, com início e término no Estacionamento 7 do Parque da Cidade, onde será inaugurada a Praça da Paz, será de 4,5 mil metros. A largada está prevista para as 8 horas, sentido Rodoviária do Plano Piloto. Os corredores ainda passarão pelo balão próximo ao estacionamento e seguirão até a saída para o Sudoeste. Para retirar o kit, os participantes precisam chegar com uma hora de antecedência.

 

corrida da paz AgenciaBrasilia

 

Evento maior
A Corrida da Paz, que ainda marca o início do Circuito de Corrida de Rua da secretaria em 2016, é apenas a abertura do evento de lançamento da praça. O dia terá apresentações culturais com a Banda Furiosa do DF, o DJ Nagô e a Banda Batalá; plantação simbólica de 10 ipês-brancos; e food trucks variados. A estrutura, assim como o kit, será custeada pela pasta com verba destinada para as corridas do circuito. O investimento é de cerca de R$ 40 mil.

A Praça da Paz será arborizada com 158 plantas na cor branca. Terá ainda canteiros para flores, bancos de madeira e piso. A infraestrutura ficou a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), no valor estimado de R$ 8 mil.

No dia 5, parceiros do projeto deram início à divulgação desse primeiro ambiente, com a divulgação de peças publicitárias para incentivar a discussão sobre o tema e o convite para que as pessoas mandem mensagens de paz. O envio pode ser por Whatsapp (9922-1010) ou pelo site da iniciativa. Parte do conteúdo ficará disponível via QR Code em 20 totens espalhados pela praça — o chamado Museu Virtual.

O projeto
O projeto Brasília Capital do Ipê prevê a construção de quatro praças, com temas e cores de ipês diferentes. Em outubro, será inaugurada mais uma, a Praça da Cidadania, próximo ao Teatro Nacional, na área central do Plano Piloto, com 188 ipês-amarelos.

As Praças do Respeito e do Amor estão previstas para 2017. A primeira, com 182 ipês-roxos, será perto da administração do Taguaparque, em Taguatinga. A outra, com 165 ipês-rosas, ficará na Quadra 3 de Sobradinho. A iniciativa é uma parceria do governo de Brasília com a Rede Globo, o jornal Correio Braziliense e a empresa Digital Group.

Corrida da Paz
Em 19 de março (sábado)
Largada às 8 horas
No Estacionamento 7 do Parque da Cidade
Inscrições em 15 de março (terça-feira)
A partir de 9 horas
No site da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer

Leia também:

Parque da Cidade terá Praça da Paz

Brasília será a capital dos ipês