13/03/2016 às 13:29

Mulheres com deficiência têm evento na estação de metrô da 112 Sul na quinta (17)

Márcia de Araújo é uma das idealizadoras de coletivo que reúne 60 representantes de várias regiões administrativas de Brasília

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Ex-auxiliar de serviços gerais, Márcia de Araújo, de 35 anos, perdeu as duas pernas devido a uma trombose aos 32 anos. Ela conta que o processo de adaptação foi difícil. Durante dois anos, não sentia vontade de sair de casa, de ver os amigos, nem mesmo a própria família, e não aceitava a nova condição física. “Comecei a sair só há mais ou menos três meses, por causa do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal”, relata a dona de casa.

O coletivo a que Márcia se refere é um movimento social, iniciado em meados de janeiro, que busca fortalecer o público feminino com deficiência. Também se propõe a lutar contra qualquer forma de violência, pela acessibilidade e pelo direito à autonomia e à dignidade. A dona de casa é uma das idealizadoras. “O objetivo é expandir, divulgar o nosso trabalho, tirar as pessoas de casa para lutarmos pelos nossos direitos”, acrescenta. Participam dele 60 representantes — com deficiência ou mães de pessoas com deficiência — de várias regiões administrativas de Brasília.

Atrações
Na quinta-feira (17), das 13 às 18 horas, o grupo promoverá diversas atividades na estação de metrô da 112 Sul. Estão previstos debate, desfile fashion inclusivo, apresentações artísticas, exposição de arte e de artesanato. Aberto à população, o evento faz parte da programação oficial do governo de Brasília, sob o lema “Vozes de Todas as Mulheres”, para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Para o coordenador de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Paulo Beck, a estação é ideal para as atividades. “Aqui temos diversos atendimentos a pessoas com deficiência, ambiente acessível, auditório e podemos dialogar com a população que passa”, resume.

Veja o calendário das comemorações do governo de Brasília para o Dia Internacional da Mulher.

Comemoração do Dia Internacional da Mulher
Promoção do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal
Em 17 de março (quinta-feira)
Das 13 às 18 horas
Na estação de metrô da 112 Sul

Leia também:

Governo divulga programação para o mês da mulher

Agência do Trabalhador para Pessoas com Deficiência começa a funcionar nesta tarde (3)

Pessoas com deficiência têm atendimento especializado no Metrô-DF

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665806851536″ title=”Mulheres com deficiência têm evento na estação de metrô da 112 Sul na quinta (17)”>https://farm2.staticflickr.com/1719/25124602213_3783f135ca_c.jpg”width=”531″ height=”800″ alt=”Mulheres com deficiência têm evento na estação de metrô da 112 Sul na quinta (17)”>