20/03/2016 às 14:13

Criado comitê para cuidar da Área de Interesse Ecológico Granja do Ipê

Colegiado com representantes do governo e da sociedade civil foi instituído pelo chefe do Executivo neste domingo (20)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg assinou, na manhã deste domingo (20), decreto que cria o Comitê Gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Granja do Ipê. O texto, que ainda será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, institui colegiado composto por oito representantes do Executivo local e oito da sociedade civil com o objetivo de garantir a preservação ambiental.

“Essa região é maravilhosa. Temos de cuidar dela com muito carinho, principalmente no momento em que nos preparamos para receber o 8º Fórum Mundial da Água, em 2018”, disse Rollemberg. O chefe do Executivo também parabenizou a comunidade local por ter conservado o espaço até hoje. Lugar que, segundo o governador, representa uma parte da vida dele.

A criação do comitê é prevista na Lei nº 827, de julho de 2010. A norma determina que unidades de conservação, entre elas as áreas de relevante interesse ecológico, tenham um grupo responsável por preservar o local. Também cabe ao colegiado auxiliar na implementação do plano de manejo e desenvolver atividades de educação ambiental.

“Com a assinatura do decreto, estamos reconhecendo que existe uma comunidade aqui que se apropria da área no sentido de reconhecer o interesse ecológico da região”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, André Lima.

A Arie Granja do Ipê tem 1.143 hectares e abriga a Universidade Internacional da Paz e a Escola Classe Ipê, que oferece, em tempo integral, educação básica a 350 alunos da região.

Estiveram na assinatura do decreto a presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Vilas Bôas; o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; o administrador regional do Riacho Fundo II, Francisco Vicemá Medeiros; o diretor-presidente interino da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Rômulo Mello; a diretora da Escola Classe Ipê, Sandra Moreno; e a pró-reitora da Universidade Internacional da Paz, Regina Fittipaldi.

Colegiado
O Comitê Gestor da Arie Granja do Ipê é o primeiro grupo criado para cuidar de unidade de preservação desde 2007. Os membros da sociedade civil foram escolhidos em processo coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e pela Universidade Internacional da Paz — organização não governamental, sem fins lucrativos, instituída para desenvolver projetos específicos e inter-relacionados à cultura de paz. O governo terá, a partir da data de publicação do decreto, 30 dias para escolher os oito representantes.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666120522406″ title=”Criado comitê para cuidar da área de interesse ecológico Granja do Ipê”>https://farm2.staticflickr.com/1594/25632266990_2a14a094ae_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Criado comitê para cuidar da área de interesse ecológico Granja do Ipê”>