22/03/2016 às 00:13

Portal capacitará trabalhadores e empreendedores do DF

Iniciativa lançada na noite desta segunda-feira (21) é parte do programa do governo local Qualifica Mais Brasília

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


O secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle
O secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Com o objetivo de potencializar o mercado e garantir oportunidades para os trabalhadores do Distrito Federal, foi lançado no início da noite desta segunda-feira (21) o EaD 2016 — Portal de Qualificação Profissional do governo de Brasília.

Nele, serão oferecidos 21 cursos gratuitos para pessoas que desejem atualizar conhecimento, aprender uma nova profissão ou mesmo empreender. Criação de negócios digitais, planejamento estratégico e inglês para informática são algumas das opções. Estão abertas inscrições para auxiliar de contabilidade e assistente administrativo.

A previsão da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, pasta responsável pela iniciativa, é capacitar 10 mil trabalhadores e empreendedores até dezembro de 2016 e 15 mil por ano até 2018.

“A educação é a única saída para termos uma cidade justa e produtiva e o nosso investimento massivo será voltado para essa área”, reforçou o secretário do Trabalho, Joe Valle. “Vamos investir no processo de coautoria entre o governo e o setor produtivo, alinhar nossas expectativas e entender que a solução para qualquer crise está aqui.”

O secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, completou: “Usamos ferramentas de inovação e de tecnologia que vão garantir o ensino de qualidade a baixo custo”. 

Inscrições
As inscrições para qualquer curso devem ser feitas por meio do site www.qualifica.trabalho.df.gov.br, diretamente em uma das Agências do Trabalhador ou por meio da Central de Atendimento ao Cidadão, 156.

Será possível estudar por meio de computador fixo ou de dispositivo móvel (tablet e celular) conectado à internet. Do início ao fim dos cursos, que vão de 40 a 160 horas de duração, o aluno receberá orientações referentes ao ambiente de ensino, à metodologia de estudo, ao cronograma, ao certificado de conclusão e de matrícula em um novo curso.

O novo portal integra o programa Qualifica Mais Brasília, instituído pela Resolução n° 201 do Conselho do Trabalho do Distrito Federal, de 26 de março de 2010.

Também participaram do evento os administradores regionais do Lago Norte, Leandro Casarin; do Plano Piloto, Marcos Pacco; e do SCIA/Estrutural, Evanildo Macedo. Estavam ainda na cerimônia os presidentes da Federação das Indústrias do DF, Jamal Bittar; do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Jael Antonio da Silva; do Sindicato das Indústrias da Informação do DF, Ricardo Caldas; da Associação Brasiliense de Construtores, Luís Afonso Assad; e o coordenador de Qualificação Profissional da Secretaria do Trabalho, Gerson Vicente de Paula Junior.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157663916148973″ title=”Portal capacitará trabalhadores e empreendedores de Brasília”>https://farm2.staticflickr.com/1613/25672261680_6730664fe5_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Portal capacitará trabalhadores e empreendedores de Brasília”>