29/03/2016 às 18:03

Rollemberg receberá apoio financeiro de fundo global para iniciativas sustentáveis

Brasília é uma das duas cidades do País a participar de programa de meio ambiente ligado ao Banco Mundial

Por Samira Pádua, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 29 de março de 2016, às 18h06

A Agência Brasília errou ao informar que Naoko Ishii é diretora-executiva do Banco Mundial e presidente do Conselho do Mecanismo Global para o Meio Ambiente. Ela é diretora-executiva da Global Environment Facility.

O governador Rodrigo Rollemberg recebeu, na manhã desta terça-feira (29), a diretora-executiva da Global Environment Facility, Naoko Ishii. Brasília é uma das localidades que receberá apoio financeiro do Fundo Global do Meio Ambiente, vinculado ao Banco Mundial, para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis. Isso ocorrerá por meio do programa Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, ligado ao grupo.

“Buscar parcerias com organismos internacionais é fundamental. Brasília e o Recife foram cidades selecionadas para isso, e nós estamos neste momento construindo o termo de referência”, explicou o governador ao fim da reunião no Palácio do Buriti. “O fundo financia as atividades, há uma troca de experiências muito grande entre cidades sustentáveis do mundo todo”, completou Rollemberg, que falou à executiva Naoko sobre medidas desenvolvidas no DF, como as ações de combate à grilagem de terras apresentadas hoje e a construção de um aterro sanitário. Ele ressaltou ainda que Brasília receberá o 8º Fórum Mundial da Água em 2018.

Outras 21 localidades pelo mundo participarão do Plataforma Global para Cidades Sustentáveis. A escolha de Brasília para receber o apoio do Banco Mundial ocorreu em 2015, mesmo ano em que a capital do País aderiu, por meio de carta-compromisso, à plataforma Cidades Sustentáveis, iniciativa brasileira em que as cidades se comprometem a monitorar indicadores específicos para um desenvolvimento sustentável.

Iniciativas
Também presente no encontro, o secretário do Meio Ambiente, André Lima, detalhou ideias que serão desenvolvidas a partir do acordo a ser firmado, como a integração de diversas áreas de governo. “O projeto aqui em Brasília envolve várias iniciativas: o ordenamento territorial sustentável por meio do zoneamento ecológico-econômico, o desenvolvimento de uma plataforma de informações ambientais para orientar o planejamento e a tomada de decisão sobre o uso do território e iniciativas na área de energia solar, do programa Brasília Solar, e de recuperação de áreas do Cerrado.” O valor do recurso a ser recebido por Brasília ainda será definido.

Ao fim da conversa, Naoko recebeu do governador o livro Brasília, Cidade que Inventei — Relatório do Plano Piloto de Brasília, editado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em parceria com a Secretaria de Cultura do DF. Participaram da reunião representantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, da Assessoria Internacional do governo de Brasília e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia também:

Tecnologia intensifica controle de uso e ocupação do solo

Avançam discussões para o lançamento do Brasília Solar

Site apresenta dados sobre desenvolvimento sustentável em Brasília

Aterro Oeste: concluída a colocação de concreto em obra de instalação das balanças

Capital do País adere ao programa Cidades Sustentáveis

Brasília é oficializada como capital mundial da água

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666390623702″ title=”Brasília receberá apoio financeiro de fundo global para iniciativas sustentáveis”>https://farm2.staticflickr.com/1568/26091453956_c4ecd0408d_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Brasília receberá apoio financeiro de fundo global para iniciativas sustentáveis”>