01/04/2016 às 16:47

Orquestra do Teatro Nacional retoma trilhas de cinema em abril

Programação gratuita do mês inclui músicas de filmes como Piratas do Caribe e participação de solista turca

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Ilustração: Ico Oliveira/Agência Brasília

Atualizado em 12 de abril de 2016, às 16h59

Nesta terça-feira (12), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional fez alterações na programação e no local do concerto do dia 19.

A agenda de abril da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro terá cinco apresentações. Na terça-feira (5), os músicos sobem ao palco do Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental), às 20 horas, sob a regência do maestro titular, Claudio Cohen, para executar clássicos de Mozart, Stravinsky e Schumann. O acesso é livre e gratuito em todos os eventos da programação e não é necessário retirar ingressos previamente.

No dia 12, em concerto para homenagear o Dia do Exército, celebrado em 19, a sinfônica do Teatro Nacional exibirá programa que percorre trilhas de filmes famosos como Piratas do Caribe (Gore Verbinski, 2003) e Star Wars (George Lucas, 1977). “Será uma mistura de eruditos e trilhas de cinema”, adianta Cohen. Na mesma ocasião, os músicos vão executar melodias tradicionais, como Bolero de Ravel, e uma série de obras compostas pelo pernambucano Luiz Gonzaga. O concerto será no Teatro Pedro Calmon (Avenida Duque de Caxias, Setor Militar Urbano), às 20 horas.

Integram a programação do dia 19 a Sinfonia nº 4 “Italiana”, do alemão Felix Mendelssohn, a abertura da ópera Italiana in Algeri, de Gioachino Rossini, e a Sinfonia nº 101 “Relógio”, do austríaco Franz Joseph Haydn. O evento ocorrerá no Teatro dos Bancários (314/315 Sul), às 20 horas.

 

programacao orquestra sinfonica abril AgenciaBrasilia

 

Em 29 de abril, novamente no Teatro Pedro Calmon, às 20 horas, farão parte da programação as obras Fantasia Brilhante para Flauta e Orquestra sobre Temas da Ópera Carmen, do francês François Borne, e Concerto para Flauta e Orquestra From Mevlana to Today, de Ilyas Mirzayev, do Azerbaijão. Em ambas, a flautista turca Sefika Kutluer será a solista. Em seguida, a orquestra tocará Appalachian Spring, do norte-americano Aaron Copland. O concerto será regido pelo maestro convidado Emílio de César (DF).

Em comemoração ao aniversário de Brasília, em 21 de abril, a sinfônica se apresenta às 18 horas no Sesc do Gama (Setor Leste Industrial, QI 1) com clássicos do cinema.