05/04/2016 às 12:02, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Mobilidade na área metropolitana de Brasília será tema do 1º Encontros Urbanos

Debate na Codeplan nesta terça-feira (5) tratará, entre outros assuntos, do deslocamento de trabalhadores entre regiões administrativas, como Taguatinga e Plano Piloto

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Discutir análises e propostas de melhorias para o transporte público local é o objetivo do seminário que a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) promoverá nesta terça-feira (5), às 14h30, no auditório da empresa (Setor de Administração Municipal, Bloco H, próximo ao anexo do Palácio do Buriti). O tema do evento, chamado de Encontros Urbanos, é Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Brasília.

O debate terá como base resultados de 2013 da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio e da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio. Ambas trazem, entre outros dados, os percursos de moradores de Brasília e do Entorno para os locais de trabalho.

Subcentros
Na pauta do encontro estará a descentralização dos serviços do Plano Piloto para outras regiões administrativas e para o Entorno. Esse fenômeno “contribui para melhorar a qualidade de vida da população, já que ela tende a passar menos tempo em transporte urbano”, adianta o diretor de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, doutor em geografia urbana Aldo Paviani, um dos expositores.

Esses polos descentralizados, os subcentros, encontram-se em várias regiões administrativas de Brasília. Em Taguatinga, por exemplo, 43,9% residem e trabalham na própria região, destaca o gerente de Estudos Urbanos, Sérgio Jatobá, que participará das discussões. Segundo ele, a análise de informações como essas mostram tendências que auxiliam o governo a planejar estratégias para a mobilidade urbana.

Outro exemplo é o Plano Piloto, onde moram apenas 7,7% dos brasilienses, contra 24,98% em 1980. “A maior parte da população já está fora do Plano Piloto”, destaca o gerente. A região administrativa é o destino de 26,58% dos deslocamentos no DF. Taguatinga (13,98%), Ceilândia (12,87%) e Samambaia (5,82%) somam 32,67%.

“Existe um movimento intra R.A. [dentro das próprias regiões administrativas] muito forte. Um morador de Samambaia que pega o metrô para ir trabalhar não necessariamente vai para o Plano, mas pode parar no Guará, em Águas Claras”, exemplifica a gerente de Estudos Ambientais, Mônica Velloso, também debatedora do 1º Encontros Urbanos.

A próxima edição do evento está prevista para 26 de abril. O tema será Desastres Naturais.


1º Encontros Urbanos — Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Brasília
Em 5 de abril (terça-feira)
Às 14h30
No Auditório Francisco de Assis Rodrigues, 2º andar do Edifício Codeplan, Setor de Administração Municipal, Bloco H, próximo ao anexo do Palácio do Buriti

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666730821066″ title=”Mobilidade na área metropolitana de Brasília será tema do 1º Encontros Urbanos”>https://farm2.staticflickr.com/1717/25648057063_ca3370c9f5_c.jpg”width=”800″ height=”534″ alt=”Mobilidade na área metropolitana de Brasília será tema do 1º Encontros Urbanos”>