06/04/2016 às 15:04

Centro educacional recebe ação contra o Aedes aegypti

Ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Castro, o governador de Brasília destacou a importância do apoio da população na batalha contra o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Além do governador Rodrigo Rollemberg, participou da visita o Ministro da Saúde, Marcelo Castro. O estudante Rafael Gilson Rodrigues de Albuquerque, do 5º ano, foi cumprimentado após recitar poema
Além do governador Rodrigo Rollemberg, participou da visita o Ministro da Saúde, Marcelo Castro. O estudante Rafael Gilson Rodrigues de Albuquerque, do 5º ano, foi cumprimentado após recitar poema. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Atualizado em 6 de abril de 2016, às 14h53

Estudantes e professores do Centro Educacional Agrourbano Ipê, no Caub I, no Riacho Fundo II, promoveram uma série de atividades culturais com o objetivo de sensibilizar a comunidade no combate ao Aedes aegypti. Houve apresentação musical, esquete de teatro e leitura de poema a cargo do aluno do 5º ano Rafael Gilson Rodrigues de Albuquerque, de 11 anos.

A atividade, na manhã desta quarta-feira (6), integra a Semana da Família na Escola — programa do Ministério da Educação destinado a incentivar a participação da população na vida escolar. Mobilização faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia.

Presente na ação, o governador Rodrigo Rollemberg reforçou a necessidade de unir forças para o enfrentamento ao mosquito causador da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. “Estamos empenhando um esforço gigantesco para comprar produtos e equipamentos de combate ao inseto, mas as pessoas não podem deixar de fazer a sua parte.”

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que a erradicação do mosquito tornou-se um desafio mundial, pois está presente em mais de 100 países. Castro ressalta a prevenção como medida mais viável no momento. “Estamos buscando vacinas e tratamentos, mas isso demanda pesquisa e tempo. Não é imediato.”

Mobilização nacional
A Semana da Família na Escola é encabeçada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e envolve todo o sistema educacional brasileiro, com ênfase nos 223 municípios considerados prioritários para o combate ao Aedes aegypti.

Durante a solenidade, o secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, entregou para Rollemberg e para Castro, o Programa de Combate ao Aedes Aegypti. No documento estão descritas as ações que a pasta fará nas escolas do DF. Logo após o encontro, as autoridades percorreram a instituição de ensino e conheceram os projetos de sustentabilidade de baixo custo, como Casa Ecológica e os sistemas de compostagem de alimentos.

Também estiveram presentes o administrador do Riacho Fundo II, Vicemar Medeiros, e o deputado distrital Julio César (PRB), entre outras autoridades.

Boletim
Segundo o boletim epidemiológico divulgado em 30 de março, 7.821 registros de dengue foram confirmados em moradores do DF desde o início do ano. Fevereiro é o mês com mais ocorrências (4.172) seguido por janeiro (2.103).

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666848155525″ title=”Centro Educacional recebe ação contra o Aedes aegypti”>https://farm2.staticflickr.com/1677/25671142783_b0c16b6516_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Centro Educacional recebe ação contra o Aedes aegypti”>