08/04/2016 às 18:55, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Instalação de GPS em veículos da Novacap reduz custos de transporte

Informações são enviadas por satélite para a sala de controle na sede da empresa pública 

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A instalação de aparelhos de GPS (sistema de posicionamento global) nos 546 veículos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi concluída. Agora a frota de caminhões, tratores, pás mecânicas e retroescavadeiras — 229 próprios e 317 contratados — circula com monitoramento de localização, informações sobre percursos e aferição de velocidade em tempo real.

Uma sala de controle funciona na sede da empresa pública, na Epia Sul, e dois funcionários trabalham no rastreamento. A ligação com os veículos é feita via satélite e por uma torre de transmissão instalada na Novacap.

De acordo com o diretor-administrativo da companhia, Júlio Menegotto, durante o período de adaptação — de 16 de fevereiro até início de abril — houve economia de 20% nos custos de pagamento de transporte terceirizado. “Com essa ferramenta de gestão vamos otimizar a utilização do maquinário e coibir falhas e possíveis fraudes”, explica. “Poderemos pagar pelo que realmente foi trabalhado e cobrar produtividade.”

O serviço é fundamental para definir o valor a ser pago à fornecedora dos veículos terceirizados que recebe por hora trabalhada. A contabilidade de horas paradas — 65% menor que a trabalhada — é feita de forma mais precisa.

O novo sistema também permite mais controle de todo o maquinário. Foram instalados sensores para cada tipo de veículo, e é possível medir o tempo que o GPS é utilizado em um trator, por exemplo, de acordo com as rotações do motor.

Relatório diário
Além do GPS, todos os funcionários precisam preencher um diário de operações que será comparado com as informações eletrônicas pelo rastreamento. Segundo a companhia, durante o período de testes houve fraude no relatório. Um caminhão terceirizado trafegou 1,2 quilômetro, aferido pelo sistema, mas no diário de operações constavam 196 quilômetros rodados. “A Novacap vai apurar e, se houver má-fé do motorista da empresa terceirizada, ele e o caminhão serão dispensados”, afirma Menegotto.

Também será possível melhorar a distribuição dos veículos para atender às demandas. “Em serviços como o de asfaltamento, algumas máquinas são utilizadas apenas em determinadas fases e ficam paradas, impedindo que se faça um remanejamento para outros locais.”

A Novacap é a primeira empresa de governo a adotar GPS. A contratação do serviço tem custo mensal de R$ 42,9 mil vindos do caixa da companhia. A pernambucana Vision Net é a responsável pelo rastreamento, com contrato firmado em janeiro.

Leia também:

Veículos da Novacap ganham GPS

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664627065613″ title=”Concluída instalação de GPS em veículos da Novacap”>https://farm2.staticflickr.com/1640/26242664431_5ab8cca2c6_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Concluída instalação de GPS em veículos da Novacap”>