09/04/2016 às 21:21

Estudantes do ensino médio participam de aulão preparatório para o Enem

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no primeiro encontro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Cerca de 1,2 mil estudantes participaram na tarde deste sábado (9) da primeira aula preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovida pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o objetivo de ajudar jovens brasilienses a conquistarem uma vaga em universidades públicas, a pasta promoverá quatro encontros durante abril e maio deste ano. A participação é gratuita e aberta a estudantes de escolas públicas e privadas.

Com duração de quatro horas, as aulas são ministradas por docentes voluntários de cursinhos, escolas públicas e particulares. Cada encontro abordará um dos eixos temáticos do Enem. O de hoje focou no de Ciências Humanas, que engloba matérias como história, geografia, filosofia e sociologia. Em 30 de abril, o assunto será matemática; em 7 de maio, ciências da natureza; e, no dia 21, linguagens, códigos e redação.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura do projeto. Formado em história pela Universidade de Brasília (UnB), ele explicou uma questão sobre o Estado Novo aos estudantes. “É uma honra participar deste projeto, junto a tantos professores de excelência, e tratar de uma fase tão importante da história brasileira”, afirmou.

Inscrições
Todas as aulas serão no Centro de Convenções, com 1,2 mil vagas cada. As inscrições para a próxima começam nesta segunda-feira (11) e poderão ser feitas pelo site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. No dia da aula, é necessário que o estudante apresente carteira de identidade.

Com o lema #BoraVencer, a iniciativa tem como prioridade atender estudantes de escolas públicas de regiões com maior vulnerabilidade social. “O projeto responde a uma demanda feita durante a 3º Conferência Distrital da Juventude, em 2015, que é o aumento de oferta de cursos preparatórios para o Enem e vestibulares, além de servir para gerar oportunidades por meio da educação”, explicou Aline Bezerra, subsecretária da Juventude, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Transporte gratuito
Nos dias de aula, o governo fornecerá transporte gratuito, antes e depois dos encontros. O ônibus parte da plataforma inferior A da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Centro de Convenções, das 13h30 às 15 horas, e faz o caminho de volta ao término do aulão.

Leia também:

Aulões preparatórios para o Enem têm inscrições abertas

Propostas do DF de políticas públicas para juventude são levadas a encontro nacional

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666419054260″ title=”Estudantes do ensino médio participam de aulão preparatório para o Enem”>https://farm2.staticflickr.com/1512/25726951714_58b460c162_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Estudantes do ensino médio participam de aulão preparatório para o Enem”>