11/04/2016 às 21:59, atualizado em 26/05/2016 às 17:33

Manifestantes retiram acampamentos da área central do Plano Piloto

Em diálogo com o governo de Brasília, grupos contra e a favor do impeachment da presidente Dilma mudaram barracas para outros locais. Transferência integra plano para garantir segurança 

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Manifestantes contrários ao processo de impedimento de Dilma Rousseff ficam agora em frente ao Ginásio Nilson Nelson
Manifestantes contrários ao processo de impedimento de Dilma Rousseff ficam agora em frente ao Ginásio Nilson Nelson. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Os grupos que acompanham em Brasília a votação do pedido de afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff, em análise na Câmara dos Deputados, transferiram acampamentos montados na área da Esplanada dos Ministérios e adjacências para outros locais do Plano Piloto. A mudança foi negociada entre representantes das manifestações e da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Com o acordo, os favoráveis ao impeachment da presidente deixaram os arredores da Praça dos Três Poderes e acampam no Parque da Cidade. Os contrários ao processo de impedimento de Dilma Rousseff — que haviam se instalado ao lado do Teatro Nacional — ficam agora em frente ao Ginásio Nilson Nelson.

Desde sexta-feira (8), a pasta informou que não seriam permitidos acampamentos na área central e proximidades. A medida é para que as forças de segurança possam cumprir o planejamento operacional antes e durante o período de votação do impeachment, garantindo o livre direito à manifestação sem colocar em risco a integridade dos cidadãos.

Os batalhões que cobrem as regiões dos acampamentos estão responsáveis pelo policiamento nos locais. A infraestrutura em ambos é dos próprios grupos que se manifestam.

Divisão do gramado 
O esquema de segurança na Esplanada dos Ministérios nesta semana, que será mais intenso no período de votação, previsto para 15 a 17 de abril, foi apresentado na tarde de sábado (9) pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Duas zonas em frente ao gramado do Congresso Nacional foram separadas conforme as preferências políticas dos manifestantes e divididas por um corredor de 80 metros de largura por 1 quilômetro de comprimento — da Catedral ao Congresso. Acesse o mapa.

Apenas na Esplanada, o planejamento operacional prevê a presença de cerca de 3 mil policiais militares e de 500 bombeiros militares a partir de sexta-feira (15). Caso necessário, o efetivo ainda pode ser aumentado. A Polícia Civil terá 700 agentes por dia atuando nas manifestações e em ações ordinárias. No controle das vias haverá 50 agentes do Departamento de Trânsito.

Nesta segunda-feira (11), o Centro Integrado de Comando e Controle Regional passou a funcionar em regime integral, para que os titulares das forças de segurança acompanhem a movimentação na área da Esplanada dos Ministérios e possam tomar decisões em tempo real.

Leia também:

Esplanada dos Ministérios receberá esquema de segurança para votação do impeachment

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664758847173″ title=”Manifestantes retiram acampamentos da área central do Plano Piloto”>https://farm2.staticflickr.com/1643/26377341635_a242db52ae_c.jpg”width=”800″ height=”533″ alt=”Manifestantes retiram acampamentos da área central do Plano Piloto”>