15/04/2016 às 01:10

Setor Comercial Sul recebe segunda edição do Quinta Cultural

Programação inclui food trucks, shows e oficina de móveis sustentáveis. Governador Rodrigo Rollemberg esteve no evento

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


O governador Rodrigo Rollemberg estava acompanhado do secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, do administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco, e do assessor especial da Secretaria-Adjunta de Relações Institucionais e Sociais, Paulo de Tarso Cordeiro
O governador Rodrigo Rollemberg estava acompanhado do secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, do administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco, e do assessor especial da Secretaria-Adjunta de Relações Institucionais e Sociais, Paulo de Tarso Cordeiro. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Com dez food trucks e shows de duas bandas brasilienses, o Setor Comercial Sul recebe hoje (14) a segunda noite do projeto Quinta Cultural. O evento começou às 17 horas e deverá seguir até as 23 horas. A programação também inclui uma oficina gratuita de móveis sustentáveis e a venda da revista Traços.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no local e destacou que a ocupação dos espaços públicos com ações culturais é uma tendência do Distrito Federal. “As pessoas estão fazendo isso da melhor forma possível, por meio da música, do entretenimento, do lazer, e transformando uma área que estava escura, degradada, num grande ponto de encontro.”

Na ocasião, o governador comprou exemplares da Traços. A proposta da publicação mensal é ressocializar moradores de rua, que ficam responsáveis pela venda. A revista já está na sexta edição e custa R$ 5 — R$ 4 ficam de lucro para os vendedores. “Começamos em novembro e, desde então, 40% deles já saíram das ruas”, comentou a colaboradora da Traços Garben Hellen Ferreira da Silva.

Segundo o secretário-adjunto do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Thiago Jarjour, apesar de o Quinta Cultural ainda estar no começo, já é possível observar aumento de público e aceitação positiva dos brasilienses. “A ideia é estimular uma cultura de participação no Setor Comercial Sul. Aqui há muitas vagas de estacionamento no período noturno, e [o projeto] pode chamar a atenção de empresários que quiserem investir na região.” O administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco, e o assessor especial da Secretaria-Adjunta de Relações Institucionais e Sociais, da Casa Civil, Paulo de Tarso Cordeiro, também participaram do evento.

A previsão é que o Quinta Cultural ocorra semanalmente até 19 de maio, exceto em 21 de abril, aniversário de Brasília. A ação faz parte do projeto Centro Legal, que visa à revitalização de áreas no Plano Piloto. Desde janeiro, o Setor Comercial Sul passou por pinturas de meios-fios, substituição de postes e lâmpadas e limpeza de bocas de lobo, entre outras iniciativas.

Solidariedade
Também durante a noite, Rollemberg visitou voluntários do grupo sem fins lucrativos Salve a Si, que distribuem 100 litros de sopa a moradores de rua no Setor Comercial Sul toda quinta-feira desde janeiro. A comida é feita na cozinha do fundador do projeto, José Henrique França, que conta com o apoio de 70 pessoas.

Há oito anos, França era um morador de rua que vivia no setor. Quem quiser participar do projeto deve entrar em contato pelo número (61) 9997-5010.

Leia também:

Food trucks, brechós e música no Setor Comercial Sul

Revista local será vendida por 50 moradores de rua

Governo revitaliza iluminação pública do Setor Comercial Sul

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157667047085731″ title=”Setor Comercial Sul recebe segunda edição do Quinta Cultural”>https://farm2.staticflickr.com/1685/26161736080_fba647f13d_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Setor Comercial Sul recebe segunda edição do Quinta Cultural”>