17/4/16 22:25
Atualizado em 17/4/16 às 22:25

Rollemberg monitora protestos com equipe do governo

Com público estimado em 57 mil pessoas no fim da tarde deste domingo (17), manifestação na Esplanada dos Ministérios segue sem ocorrências criminais


. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Enquanto cerca de 57 mil pessoas acompanham a votação do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, na Esplanada dos Ministérios, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, monitora a movimentação acompanhado pela equipe de governo, no Palácio do Buriti. “A nossa preocupação é que tudo ocorra de forma tranquila e pacífica e que prevaleça a vontade do Congresso Nacional”, disse.

O chefe do Executivo avalia adequado o esquema de segurança montado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para receber tantos manifestantes. “Não temos dúvidas de que a divisória está permitindo que as pessoas se manifestem com tranquilidade”, afirmou. De acordo com a pasta, até o fim da tarde de hoje, nenhuma ocorrência criminal relacionada ao protesto foi registrada. O Corpo de Bombeiros fez 17 atendimentos até as 18 horas, entre desmaios, tombos e outras situações de pouca gravidade.

O efetivo das forças de segurança foi ampliado ao longo da tarde, conforme aumentou a quantidade de pessoas que acompanham a votação. São 3,1 mil policiais militares, 320 bombeiros e 75 agentes do Departamento de Trânsito mobilizados para garantir a segurança no local.

As atenções do governo estão voltadas agora para a dispersão dos manifestantes ao fim da votação no Congresso Nacional. “Contamos com o espírito democrático da população para respeitar o resultado da votação, seja ele qual for”, declarou. De acordo com o esquema montado pelo governo de Brasília, as pessoas que tiverem o interesse atendido pela Câmara dos Deputados poderão permanecer no local, sem movimentação dos trios, enquanto o grupo antagônico se dispersa.

Reuniram-se com o governador o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas; o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do DF, Marcelo Dourado; os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, e da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; e a chefe de Comunicação Institucional e Interação Social, Vera Canfran.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664979029273″ title=”Rollemberg monitora protestos com equipe do governo”>https://farm2.staticflickr.com/1462/26398221102_9bb6c633a0_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Rollemberg monitora protestos com equipe do governo”>