17/04/2016 às 22:25

Rollemberg monitora protestos com equipe do governo

Com público estimado em 57 mil pessoas no fim da tarde deste domingo (17), manifestação na Esplanada dos Ministérios segue sem ocorrências criminais

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Enquanto cerca de 57 mil pessoas acompanham a votação do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, na Esplanada dos Ministérios, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, monitora a movimentação acompanhado pela equipe de governo, no Palácio do Buriti. “A nossa preocupação é que tudo ocorra de forma tranquila e pacífica e que prevaleça a vontade do Congresso Nacional”, disse.

O chefe do Executivo avalia adequado o esquema de segurança montado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para receber tantos manifestantes. “Não temos dúvidas de que a divisória está permitindo que as pessoas se manifestem com tranquilidade”, afirmou. De acordo com a pasta, até o fim da tarde de hoje, nenhuma ocorrência criminal relacionada ao protesto foi registrada. O Corpo de Bombeiros fez 17 atendimentos até as 18 horas, entre desmaios, tombos e outras situações de pouca gravidade.

O efetivo das forças de segurança foi ampliado ao longo da tarde, conforme aumentou a quantidade de pessoas que acompanham a votação. São 3,1 mil policiais militares, 320 bombeiros e 75 agentes do Departamento de Trânsito mobilizados para garantir a segurança no local.

As atenções do governo estão voltadas agora para a dispersão dos manifestantes ao fim da votação no Congresso Nacional. “Contamos com o espírito democrático da população para respeitar o resultado da votação, seja ele qual for”, declarou. De acordo com o esquema montado pelo governo de Brasília, as pessoas que tiverem o interesse atendido pela Câmara dos Deputados poderão permanecer no local, sem movimentação dos trios, enquanto o grupo antagônico se dispersa.

Reuniram-se com o governador o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas; o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do DF, Marcelo Dourado; os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, e da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; e a chefe de Comunicação Institucional e Interação Social, Vera Canfran.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664979029273″ title=”Rollemberg monitora protestos com equipe do governo”>https://farm2.staticflickr.com/1462/26398221102_9bb6c633a0_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Rollemberg monitora protestos com equipe do governo”>