22/4/16 18:37
Atualizado em 6/12/16 às 13:09

Artesãos poderão expor na área externa do Palácio do Buriti

A Secretaria-Adjunta do Turismo seleciona 25 artistas para a próxima edição do projeto Rota do Artesanato, que ocorrerá na sede do Executivo local em maio

Artesãos de Brasília interessados em participar da Rota do Artesanato têm até 27 de abril para se inscrever na edição que ocorrerá de 11 a 13 de maio, na área externa do Palácio do Buriti. O edital com as regras da seleção está disponível no site da Secretaria-Adjunta do Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

Para participar, é preciso ter a carteira nacional do artesão ou a do trabalhador manual dentro do prazo de validade e apresentar nota fiscal dos produtos. Além disso, o interessado deve ter condições de transportar diariamente o próprio mobiliário de exposição.

Serão levados em consideração na escolha dos 25 participantes a variedade de produtos (o artista deve ter pelo menos três tipos), a capacidade mensal de produção, a embalagem e a utilização de máquina de cartão para vender a mercadoria.

Os produtos deverão, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes a Brasília e ao Cerrado. A avaliação será feita por uma comissão formada por técnicos da secretaria. A relação dos selecionados será publicada no site www.turismo.df.gov.br em 29 de abril, e os escolhidos serão contatados por telefone.

Segundo dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, Brasília conta com 9 mil artesãos e trabalhadores manuais cadastrados — 82,8% são mulheres, 96,23% vendem para o consumidor final e 73,25% têm renda familiar de um a três salários mínimos. Para mais de 3 mil pessoas, o artesanato é a principal fonte de renda mensal.

Desde 2015, a Unidade de Gestão do Artesanato, ligada ao Turismo, selecionou artesãos para mais de 20 eventos por meio do programa Rota do Artesanato — em parceria com empresas privadas, sem custo para o governo. Criado em 2010, o projeto — que teve a primeira edição de 2016 em fevereiro — visa a fomentar a inserção cultural, econômica e social do artesanato e da produção associada ao turismo. Outro objetivo é criar mais oportunidades para os artesãos, fortalecer o setor e proporcionar renda.

Carteira do artesão
Para fazer a carteira do artesão, o artista deve comparecer à Unidade de Gestão do Artesanato, na sede da Secretaria-Adjunta de Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O horário para atendimento é agendado pelo telefone 3214-2810, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. É preciso levar uma foto 3×4, além da carteira de identidade, do cadastro de pessoa física e de um comprovante de residência do Distrito Federal (são exigidas a original e cópia de todos os documentos). O interessado tem de apresentar um produto pronto e um iniciado, que deverá ser finalizado na presença do funcionário da unidade.

Rota do Artesanato
11, 12 e 13 de maio de 2016 (quarta, quinta e sexta-feira)
Das 8 às 17 horas
Na área externa do Palácio do Buriti, em frente ao anexo

Inscrições
Até 27 de abril (quarta-feira)
25 vagas
Para se inscrever, acesse o formulário e envie as fotos dos produtos que serão comercializados para o e-mail artesanato@setur.df.gov.br

Divulgação da lista de selecionados
29 de abril (sexta-feira)
No site www.turismo.df.gov.br

Reunião com os selecionados
5 de maio (quinta-feira)
Às 15 horas
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

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