22/04/2016 às 15:37

Governador visita obras de saneamento básico no Sol Nascente

Rede de drenagem de águas pluviais do condomínio em Ceilândia está 22% feita e ruas receberam pavimentação

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


Governador Rodrigo Rollemberg vistoria obras no Trecho 1 do Sol Nascente
Governador Rodrigo Rollemberg vistoria obras no Trecho 1 do Sol Nascente. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Atualizado em 22 de abril de 2016, às 14h17

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitou as obras de infraestrutura e saneamento básico no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. “Elas são prioridade e é importante acelerar o ritmo no período de seca”, avisou. Das 200 ruas que terão intervenção no Trecho 1, 16 receberam pavimentação. Quatro delas, as principais por onde circula o transporte coletivo, foram asfaltadas para garantir velocidade e suportar o tráfego. As vias internas foram cobertas por bloquetes, que evitam poças d’água e produzem menos ruído. O trabalho continuará na próxima semana nas ruas H-01 e V-98.

Foram feitas 360 ligações de rede de esgoto na Bacia A do trecho. Na medida em que a rede estiver pronta, os moradores serão autorizados oficialmente a fazer a ligação. “É fundamental esperar pela notificação para não prejudicar o trabalho que está sendo feito”, disse o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF, Maurício Luduvice. Com relação à drenagem pluvial, 22% dos trabalhos estão feitos. A bacia de contenção 6 está pronta para receber água e a 7 está sendo finalizada.

As obras do Trecho 2 do Sol Nascente também estão em andamento. O local recebe redes de drenagem e de esgoto. Segundo Rollemberg, a expectativa é que as obras no último trecho comecem ainda neste ano.

O governador tem pressa. “Isso aqui vai mudar completamente a vida das pessoas. Vai influenciar na saúde da população, na limpeza e na segurança públicas”, concluiu. Rollemberg falou sobre as dificuldades enfrentadas pela administração pública. “É uma obra lenta porque temos de fazer as redes de esgoto e de águas pluviais e o asfaltamento. Além disso, muitas vezes temos de fazer remoções em função da ocupação desordenada do solo”, disse.

Acompanharam o governador os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; de Fazenda, João Antônio Fleury; e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF, Gilson Paranhos; o administrador regional de Ceilândia, Vilson José de Oliveira; e a deputada distrital Luzia de Paula (PSB).

Investimentos
O conjunto de intervenções no Sol Nascente vão beneficiar os cerca de 100 mil moradores do setor. As obras se iniciaram em fevereiro do ano passado pelo Trecho 1, o que tem o andamento das benfeitorias mais avançado. O investimento total será de R$ 187,6 milhões e está inserido no plano de obras que o governo divulgou no segundo semestre do ano passado. Os recursos são da Caixa Econômica Federal (95%), com contrapartida do Executivo local (5%).

Vila Madureira
Depois da visita a ruas em obras do Trecho 1, o governador seguiu para a Vila Madureira, também no setor, onde ouviu demandas da população. Os moradores solicitaram linhas de ônibus e transporte escolar. Rollemberg se comprometeu a pedir que equipes de tapa-buracos visitem o lugar e a solicitar que o transporte público volte a circular na região.

Leia também:

Rollemberg visita obras no Trecho 1 do Sol Nascente

Ruas do Trecho 1 do Sol Nascente recebem pavimentação

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665145223183″ title=”Governador visita obras de saneamento básico no Sol Nascente”>https://farm2.staticflickr.com/1671/26485731432_fe7a48f217_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Governador visita obras de saneamento básico no Sol Nascente”>