24/4/16 17:54
Atualizado em 16/5/16 às 17:06

Organizadores fazem teste do percurso da tocha olímpica em Brasília

Nove lugares receberam a simulação neste domingo (24). Símbolo chega à cidade em 3 de maio e passará por 328 municípios antes do Rio de Janeiro


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Atualizado em 24 de abril de 2016, às 21h05

Os alunos que ensaiaram a formação da Bandeira Nacional são do Colégio Militar Dom Pedro II, e não do Colégio Militar de Brasília como informado anteriormente

Neste domingo (24) ocorreu o teste do revezamento da tocha olímpica em Brasília. A cidade será o ponto de partida para o percurso nacional da chama, em 3 de maio, a 100 dias da competição. Para avaliar a logística do trajeto, uma força-tarefa foi composta por 43 órgãos dos governos local e federal, incluindo todas as forças de segurança.

Pela manhã, carros, ônibus, motos e helicópteros saíram do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha em direção ao Palácio do Planalto para monitorar o percurso. Por volta das 10h30, horário previsto para o início do revezamento, um corredor simulou o trajeto da rampa do Planalto até o Congresso Nacional.

O comboio passou pela Praça dos Três Poderes e pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Às 11h30, seguiu para a Ponte JK, da qual o símbolo dos Jogos será levado de rapel a uma embarcação no dia oficial e chegará ao Pontão do Lago Sul.

Estádio e complexo esportivo
Do Pontão, a força-tarefa dirigiu-se ao Mané Garrincha, onde alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Colégio Militar Dom Pedro II ensaiaram a formação da Bandeira Nacional e o desfile com todas as bandeiras dos países participantes do torneio no Rio. De lá, o teste continuou no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, ao lado do estádio. Um nadador simulou a passagem do fogo olímpico, enquanto alunas de nado sincronizado, natação e polo aquático da Escola de Esporte se apresentavam na água e alunos de ginástica artística faziam coreografias em volta da piscina.

A parada seguinte foi no Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral. Banhistas formaram um corredor para a simulação da passagem pela Piscina Velha. Depois, uma nadadora entregou a maquete da tocha para um cadeirante, que a transferiu para uma criança. Em seguida, outro condutor levou o objeto por uma trilha na unidade de conservação.

Revezamento
Depois que terminar o percurso na capital brasileira, a chama passará por 328 municípios, em todos os estados do País, até chegar à sede da competição, o Rio de Janeiro. O primeiro destino fora do DF é Pirenópolis (GO).

Em Brasília, todo o trajeto somará 105 quilômetros, incluindo deslocamentos por carro. Desses, 40 serão de revezamento a pé ou por meios alternativos: bicicleta, rapel, embarcações e a nado. Cento e quarenta e três condutores participarão do processo.

O percurso de 3 de maio inclui ainda pontos no Setor de Indústria e Abastecimento, em Taguatinga e no Riacho Fundo I. A tocha passará pelas Estradas Parques Núcleo Bandeirante, Indústria e Abastecimento Sul e Guará e pela Vila Telebrasília.

A rota engloba também quadras da Asa Sul, a Rodoviária do Plano Piloto, o Setor Comercial Sul e pontos turísticos como a Igrejinha (107/108 Sul), o Parque da Cidade, o Memorial JK, o Memorial dos Povos Indígenas, a Torre de TV e a Biblioteca Nacional, local em que o fogo olímpico será repassado ao último condutor.

O final do revezamento está previsto para as 20h30, quando terá início o evento em comemoração ao circuito completo, com programação a ser divulgada posteriormente.

Acesse o percurso completo da tocha olímpica.

Todas as informações sobre o revezamento em Brasília estão no site www.vibrabrasilia.com.br.

Leia também:

Saiba como ficará o trânsito durante a passagem da tocha olímpica

Tocha olímpica vai passar por cinco regiões administrativas

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665221528323″ title=”Organizadores fazem teste do percurso da tocha olímpica em Brasília”>https://farm2.staticflickr.com/1570/26619923685_40702bc70f_c.jpg”width=”800″ height=”533″ alt=”Organizadores fazem teste do percurso da tocha olímpica em Brasília”>