26/04/2016 às 13:59

Marginal da DF-480 beneficia 25 mil motoristas por dia

Pista foi entregue no fim do ano passado e ajuda a desafogar o trânsito na região do Gama. Governador visitou o local nesta manhã (26)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Atualizado em 26 de abril de 2016, às 15h33

A marginal da DF-480, entregue em novembro de 2015, ajuda a desafogar um trânsito diário de cerca de 25 mil carros que saem do Plano Piloto em direção ao Gama. Na manhã desta terça-feira (26), o governador Rodrigo Rollemberg esteve na via, que tem 6 quilômetros de extensão e mão dupla, para apresentar à população as intervenções feitas — terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização.

A obra da marginal teve início em agosto de 2014, com recurso do Tesouro local. Em janeiro de 2015, por falta de verba deixada pelo governo anterior, ela precisou ser interrompida, mas foi retomada em julho, graças ao financiamento fechado com o Banco do Brasil no início do ano passado. Foram investidos R$ 4.459.511,78.

“Recebemos um governo na pior situação entre todos os estados do País, mas hoje estamos num momento melhor. Estamos, aos poucos, conseguindo investimentos importantes para a cidade, como este do Banco do Brasil”, disse o governador.

O trecho fica entre a DF-001 e o campus da Universidade de Brasília na região administrativa e soma-se a um pedaço que já estava pronto, de aproximadamente 2 quilômetros. A infraestrutura atende também moradores da Ponte Alta e trabalhadores do setor de indústria local.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Luduvice, a obra ainda melhora o acesso e a mobilidade de cerca de 23 mil famílias que moram perto da nova pista. O DER foi o responsável pela intervenção.

Antes do asfalto, a administradora do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, conta que o espaço trazia transtornos aos moradores. “Quando chovia, era só lama. Na seca, poeira. Essa é uma obra muito importante para essas pessoas.”

Estavam presentes os secretários da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, de Educação, Júlio Gregório Filho, de Fazenda, João Antônio Fleury, de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, e do Meio Ambiente, André Lima; os secretários-adjuntos de Infraestrutura e Serviços Públicos, Maurício Canovas, da Segurança Pública e da Paz Social, coronel José Cláudio de Siqueira Carvalho, e de Desenvolvimento Econômico, Francisco de Assis; os administradores regionais de Santa Maria, Nery Moreira da Silva, e do Riacho Fundo II, Francisco Vicemá Medeiros; o deputado distrital e líder do governo na Câmara Legislativa, Julio Cesar (PRB); e o deputado federal Augusto Carvalho (SD).

Reivindicações
Depois da visita à marginal, o governador seguiu para a unidade do Instituto Federal de Brasília no Gama, onde alguns moradores citaram as principais demandas locais. Entre as reivindicações estão a recuperação de vias, o aumento de segurança e de opções de entretenimento na região e a regularização de alguns setores, como o Núcleo Rural Engenho das Lajes. Segundo Rollemberg, todos os pedidos serão encaminhados para as áreas responsáveis dentro do governo. “Nosso objetivo aqui era realmente ouvir a população e construir com vocês a solução para os problemas.”

Rollemberg informou que já foi contratado o projeto para as obras do Cine Itapoã e que estão sendo feitos ajustes para aumentar o número de policiais nas ruas. De acordo com ele, uma equipe de engenharia do Departamento de Trânsito (Detran) está estudando as possibilidades de melhorias no local.

Além das autoridades que estavam na visita à DF-480, participaram do encontro no IFB o reitor da instituição, Wilson Conciani, e a diretora-presidente da Agência de Fiscalização do DF, Bruna Pinheiro.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157667432168442″ title=”Melhorias na DF-480 beneficiam 25 mil motoristas por dia”>https://farm2.staticflickr.com/1595/26631374596_a1728ab997_c.jpg”width=”800″ height=”532″ alt=”Melhorias na DF-480 beneficiam 25 mil motoristas por dia”>