29/04/2016 às 18:51

Jogos Escolares do DF começam na quinta-feira (5)

Competição vai até outubro e reúne estudantes de todas as regiões administrativas

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

A cerimônia de abertura da 56ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal será na quinta-feira (5) no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, às 14 horas. Haverá apresentações de grupos de percussão, dança de rua e ginástica artística, desfile das escolas participantes e acendimento da pira dos jogos. São 15 modalidades, e as disputas começam com o futsal em 9 de maio.

Promovido pela Secretaria de Educação, o evento reúne atletas de todas as regiões administrativas de Brasília divididos em duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17. Os mais novos competem no primeiro semestre; os outros, no segundo. Os vencedores representarão o DF nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, em setembro e novembro em João Pessoa (PB).

As modalidades coletivas da categoria de 12 a 14 anos estão com inscrições encerradas, mas as escolas ainda podem inscrever os estudantes em esportes individuais

O custo estimado do torneio para os cofres da Secretaria de Educação será de R$ 1,3 milhão, cerca de 10% a mais do que no ano passado. O dinheiro é usado para pagamento de arbitragem, transporte dos alunos, premiação, alimentação, serviços de saúde (brigadistas e postos médicos) e aluguel de equipamentos.

Os Jogos Escolares do DF têm pausa do fim de julho ao fim de agosto, por causa das Olimpíadas do Rio de Janeiro — que vão ocorrer de 5 a 21 de agosto —, e devem terminar na primeira quinzena de outubro.

Inscrições
A expectativa da secretaria é superar neste ano os 8 mil participantes de 2015. As modalidades coletivas da categoria de 12 a 14 anos estão com inscrições encerradas, mas as escolas ainda podem inscrever os estudantes em esportes individuais por meio do site da pasta. A ficha preenchida deve ser entregue por um representante do colégio no Centro Integrado de Educação Física, na 907/908 Sul, ou na sede da Secretaria de Educação, no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco C, Ed. Phenícia. Os prazos variam de acordo com a modalidade.

No caso dos alunos de 15 a 17 anos, o período será de 1º a 30 de junho. Um dos competidores deverá ser a estudante da zona rural do Lago Oeste, em Sobradinho, Ana Carolina de Sousa. Dona de três medalhas de ciclismo nos Jogos Escolares — duas de ouro e uma de prata —, a jovem de 15 anos admite ansiedade para o início do torneio. “Passei para a categoria de 15 a 17 anos, mas estou bem esperançosa. Treino desde fevereiro e vou competir no mesmo nível dos mais velhos.”

O professor do Centro de Iniciação Desportiva do Centro de Ensino Fundamental 8 de Sobradinho Alex Ribeiro acompanha de perto o desenvolvimento de Ana Carolina. Ele reforça a importância da atividade esportiva na formação escolar. “A prática auxilia na formação do cidadão e traz uma nova perspectiva de ascensão social.”

Quanto à quantidade de escolas participantes, são 190 para a faixa etária de 12 a 14 anos (119 públicas e 71 particulares). A região com maior número de escolas inscritas é o Plano Piloto, seguida de Ceilândia.

Modalidades
As modalidades para os estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 são as mesmas, exceto o vôlei de praia, disputado apenas pelo segundo grupo. Haverá provas de atletismo, badminton, basquete, futsal, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, handebol, vôlei, vôlei de praia e caratê.

Como em anos anteriores, o futsal foi o mais procurado entre os esportes coletivos, com 84 equipes inscritas.