05/05/2016 às 00:26, atualizado em 24/05/2016 às 11:11

DER faz ação educativa para reduzir acidentes com motocicletas

Dez agentes do departamento distribuem panfletos e orientam sobre segurança no trânsito em estacionamento de shopping na DF-085. O trabalho faz parte das ações da campanha Maio Amarelo

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Para reduzir acidentes de trânsito com motociclistas, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) faz na noite desta quarta-feira (4) ação educativa na DF-085, no estacionamento do shopping Florida Mall. O local é conhecido por reunir cerca de 500 condutores de motos todas as quartas-feiras em encontro de confraternização. O trabalho dos agentes do órgão faz parte das ações da campanha Maio Amarelo.

Na operação, dez servidores do departamento explicam para os motociclistas os riscos à segurança ao não usar o capacete, ao exceder a velocidade máxima das vias e ao misturar o consumo de álcool com a direção. De acordo com o diretor de Educação do DER, Fábio Vargas, o público que se reúne no estacionamento do shopping, em geral, usa o veículo como lazer.

“São motociclistas que nos preocupam porque têm motos mais potentes, gostam de correr, de sentir a adrenalina. Então, devemos sempre reforçar a conscientização.” Vargas também ressalta que, apesar de a ação ser feita desde 2014, há rotatividade do grupo que se reúne no local. “A informação sempre chega a alguém que não sabia.” Na ação, são entregues panfletos, camisetas e flanelas.

Motociclista há 45 anos, o presidente da Fundação Águia de Aço, Luiz Antônio Abdo, de 62 anos, afirma que usa a moto como lazer e para se reunir com os amigos. Frequentador assíduo dos encontros de motos, ele conta que já recebeu panfletos e brindes de servidores do DER em outras ocasiões.

“A campanha é válida e ajuda pessoas de qualquer idade. Tem gente que está começando e precisa ser orientado, e tem gente que é mais experiente, mas que pode se sentir confiante demais. Sempre ajuda”, afirma o morador de Valparaíso (GO) que há seis anos participa do encontro semanal no Florida Mall.

Estatísticas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) faz balanço anual de acidentes que envolvem motociclistas. De acordo com o levantamento, em 2015, foram 4.549 feridos e 120 mortos. Em 2014, 5.207 pilotos se feriram e 114 morreram. Segundo o departamento, dos 1.636.545 veículos do DF, 187.092 são motocicletas — 11,4%. Estes números são de março de 2016.

Como denunciar

Qualquer cidadão pode comunicar às autoridades se houver suspeitas de irregularidades em relação a motociclistas, como possível embriaguez e a falta de capacete. Para isso, basta ligar no 190 e informar o local onde o veículo foi avistado, o modelo, a placa e a cor.

[Relacionadas]