07/05/2016 às 21:42, atualizado em 25/05/2016 às 12:09

Aulão preparatório para o Enem reúne 1,2 mil estudantes neste sábado (7)

Governador de Brasília participou do encontro sobre ciências da natureza, terceiro do projeto #BoraVencer

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Neste sábado (7), a terceira aula preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do projeto #BoraVencer reuniu 1,2 mil estudantes no Auditório Planalto do Centro de Convenções, das 14 às 18 horas. Promovido pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, o aulão abordou o tema ciências da natureza, que engloba matérias como química e física.

“É uma iniciativa muito feliz e que, de uma forma descontraída mas com muito conteúdo, contribui para preparar os alunos para o Enem”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Formado em história, ele falou sobre bomba atômica e desfecho da 2ª Guerra Mundial. “Tenho certeza de que uma ideia inteligente como essa [o aulão] vai trazer resultados extremamente positivos no desempenho daqueles que querem ingressar na universidade e abrir novos horizontes.”

Também deram contribuições para a aula de hoje os deputados distritais Professor Israel (PV), Chico Leite (Rede) e Professor Reginaldo Veras (PDT).

Inscrições
O projeto #BoraVencer é composto por quatro encontros voltados ao Enem. A primeira (ciências humanas) e a segunda (matemática) ocorreram em abril. A quarta, de linguagens, códigos e redação, será em 21 de maio.

De acordo com a secretaria, as inscrições para o próximo poderão ser feitas na segunda-feira (9), a partir das 14 horas, no site da pasta. O Auditório Planalto tem capacidade para 1,2 mil pessoas.

Com duração de quatro horas, as aulas são dadas por docentes voluntários de cursinhos e de escolas públicas e particulares. A participação é gratuita e aberta a alunos das redes pública e privada de ensino, que devem levar documento de identidade no dia.

Antes e depois dos eventos, o governo oferece ônibus de graça aos inscritos. O coletivo parte da plataforma inferior A (ao lado do Box A17) da Rodoviária do Plano Piloto para o Centro de Convenções, das 12 às 15 horas. Ao término da aula, faz o caminho inverso.

Enem
A partir de segunda-feira (9), estarão abertas as inscrições para o Enem 2016, que seguem até 20 de maio. A taxa custa R$ 68. São isentos estudantes que concluírem o ensino médio neste ano e estiverem matriculados em escola pública ou aqueles que comprovarem não ter recursos financeiros suficientes. As provas serão em 5 e 6 de novembro.

Leia também:

Estudantes do ensino médio participam de aulão preparatório para o Enem

Veja a galeria de fotos:

Terceira aula do #BoraVencer aborda ciências naturais