09/05/2016 às 14:02, atualizado em 25/05/2016 às 11:46

Começa recapeamento na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia

Trabalho divide-se em quatro etapas, e a primeira será em 17 mil metros quadrados. Governador esteve no local nesta manhã (9)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

A repavimentação do asfalto foi um pedido da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais, Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno
A repavimentação do asfalto foi um pedido da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais, Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno . Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Começou nesta segunda-feira (9) o recapeamento das vias da Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia. De acordo com o projeto, 46 mil metros quadrados serão reformados. Para amenizar os transtornos no fluxo de veículos e pedestres, a obra foi dividida em quatro etapas, sendo a primeira de 17 mil metros quadrados.

“O objetivo é oferecer mais segurança, conforto e tranquilidade aos comerciantes e compradores”, destacou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, durante encontro com os trabalhadores da obra nesta manhã. O chefe do Executivo ressaltou que o asfalto danificado dificulta o trabalho dos feirantes e, consequentemente, o transporte de mercadorias.

A repavimentação do asfalto foi um pedido da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais, Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno na última visita do governador ao local, em 23 de abril. “Cada carrinho empurrado por um carregador chega a pesar 600 quilos, então precisávamos de melhores condições de trabalho para essas pessoas”, ressaltou o diretor-administrativo da associação, José Soares Pereira.

A reforma está a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que destacou para o serviço 30 servidores e 13 veículos, entre tratores, caminhões e pás-carregadeiras. De acordo com o diretor-presidente interino da empresa pública, Júlio Menegotto, ainda não se fala em prazo de conclusão, que vai depender do cronograma de fechamento das pistas da feira. “O fluxo de veículos aqui, principalmente caminhões, é constante, então temos que causar o mínimo de transtorno possível para os comerciantes”, explicou.

Menegotto ressaltou que não há gastos financeiros, porque todo o material, a estrutura e o pessoal empregados na atividade são da Novacap.

Presente no início dos serviços, o administrador regional de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, destacou outras benfeitorias previstas. O Departamento de Trânsito (Detran) cuidará da sinalização vertical e horizontal após a conclusão do recapeamento, enquanto a Companhia Energética de Brasília (CEB) iniciará, até quarta-feira (11), a instalação de 20 postes de luz. A deputada distrital Luzia de Paula (PSB) também acompanhou o início da revitalização nesta manhã.

A estrutura
A Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia funciona diariamente das 5 às 18 horas. Desde 2009, a estrutura está na QNP 17, Área Especial. O movimento mensal é de 5 mil pessoas, e há aproximadamente 2 mil empregados no local. São vendidas, em média, 29 toneladas de produtos por mês, principalmente frutas e verduras.

Veja a galeria de fotos:

Começa recapeamento na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia