09/05/2016 às 18:59

Estudantes da rede privada também poderão fazer simulado do Enem

Teste será aplicado em 6 e 7 de julho e começará às 13h15. Nas escolas públicas, ocorrerá no turno em que o aluno está matriculado

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Diferentemente do ano passado, quando só a rede pública participou do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste, ele estará aberto a todos os estudantes do Distrito Federal e da educação de jovens e adultos (EJA). As provas serão aplicadas pela Secretaria de Educação, em 6 e 7 de julho, nos próprios colégios dos inscritos. Nas instituições privadas, elas começarão às 13h15; nas escolas públicas, ocorrerão no turno em que o aluno estuda.

Também poderá fazer o teste quem está matriculado nos Colégios Militares de Brasília e Dom Pedro II, e no Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Comercial; Rural; do Cooperativismo; e Serviço Social do Comércio; da Indústria; e de Transporte). Haverá ainda simulado nas unidades prisionais e socioeducativas.

No primeiro dia, serão quatro horas e meia para as provas de ciências humanas e da natureza. No segundo, para matemática e exercícios de linguagem, além da redação. Como no Enem, os alunos devem chegar com uma hora de antecedência e só podem sair duas horas depois do início do simulado.

Inscrições
Na rede pública, todos foram automaticamente inscritos pela pasta de Educação. As unidades de ensino privadas poderão fazê-lo de 16 a 31 de maio, por meio do site da secretaria. O link estará disponível nesse período.

Com o simulado aberto a mais pessoas, a expectativa é que 38 mil estudantes façam as provas — no ano passado foram 20 mil. Serão 50 colégios particulares e 136 instituições públicas, entre escolas de ensino médio e que oferecem o EJA.

Mais mudanças
Outra novidade deste ano é que os cartões de resposta passam a ser identificados por códigos e deixam de ser nominais. Assim, apenas os inscritos terão acesso às notas finais e aos boletins individuais de desempenho — previstos para ser divulgados até setembro. Graças a um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que elabora as provas do Enem, a secretaria conseguiu que fossem liberadas versões de edição anterior do Exame Nacional.

Livro com redações
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) corrigirá as questões objetivas e formandos do curso de letras da Universidade de Brasília, e professores de língua portuguesa voluntários, as redações. O edital de chamamento dos docentes deve sair até 20 de maio, e haverá seleção de textos para divulgação de um livro, ainda neste ano.

A Secretaria de Educação estima que todo o processo de aplicação do simulado custe R$ 250 mil. O dinheiro será usado para impressão das provas e dos cartões de resposta. A pasta ainda busca parceiros para financiar esse valor.

Enem
As inscrições para o Enem 2016 estão abertas a partir desta segunda-feira (9) e terminam em 20 de maio. A taxa é de R$ 68. Alunos que concluírem o ensino médio neste ano e estiverem matriculados em escola pública ou aqueles que comprovarem não ter recursos financeiros estão isentos do pagamento. As provas serão em 5 e 6 de novembro.