10/05/2016 às 18:21, atualizado em 06/12/2016 às 13:09

16ª edição da Rota do Artesanato Candango começa quarta-feira (11)

Durante três dias, 20 artesãos comercializam alimentos e trabalhos manuais na área externa do Palácio do Buriti

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Desta quarta-feira (11) até sexta (13), das 8 às 17 horas, 20 artesãos expõem seus trabalhos na área externa do Palácio do Buriti. Essa será a 16ª edição da Rota do Artesanato neste ano. As obras a serem comercializadas ressaltam, principalmente, características de Brasília e do Cerrado.

“Nosso objetivo é fomentar a inserção cultural, econômica e social do artesão e oferecer mais oportunidades para os trabalhadores”, destaca Samantha Mendes, assessora especial da Unidade de Gestão do Artesanato da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

A exemplo das edições anteriores, foram abertas inscrições para artesãos, trabalhadores manuais e produtores de alimentos artesanais. A exigência era que o candidato tivesse a carteira de artesão atualizada. O edital de inscrição para selecionar interessados em participar do evento foi publicado em abril com 25 vagas, mas nem todas foram preenchidas.

Custo zero
A Rota não tem custo para o governo de Brasília. “Os espaços para as exposições são negociados nos órgãos públicos e de fiscalização, e cada trabalhador traz sua própria banca”, explica Samantha.

Segundo dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, há 9 mil artesãos e trabalhadores manuais cadastrados em Brasília — 82,8% são mulheres, 96,23% vendem para o consumidor final e 73,25% têm renda familiar de um a três salários mínimos. Para mais de 3 mil pessoas, o artesanato é a principal fonte de renda mensal.

Seleção
Para se candidatar à edição dos dias 19 e 20, na Galeria dos Estados, o artesão precisa acessar o formulário e enviar as fotos dos produtos que serão comercializados para o e-mail artesanato@setur.df.gov.br, até quinta-feira (12). A divulgação da lista de selecionados está prevista para segunda-feira (16).

Programa
A Rota do Artesanato Candango foi criada em 2010 e faz parte da estratégia adotada pela Secretaria do Esporte para promover a inclusão social, estimular a geração de renda, fomentar iniciativas de qualificação e apoiar o empreendedorismo.

Desde 2015, a unidade seleciona artesãos para mais de 20 eventos por meio do programa — em parceria com empresas privadas. Atualmente, a Rota do Artesanato Candango é realizado na Galeria dos Estados, Setor Bancário Norte, Setor Comercial Sul e no Palácio do Buriti.

 

Próximas edições:

Maio

11, 12 e 13 (quarta, quinta e sexta-feira)
No Palácio do Buriti

16, 17 e 18 (segunda, terça e quarta-feira)
No Setor Bancário Norte

19 e 20 (quinta e sexta-feira)
Na Galeria dos Estados

23, 24 e 25 (segunda, terça e quarta-feira)
No Setor Comercial Sul

Junho

8, 9 e 10 (quarta, quinta e sexta-feira)
No Palácio do Buriti

15, 16 e 17 (quarta, quinta e sexta-feira)
No Setor Bancário Norte

23 e 24 (quinta e sexta-feira)
Na Galeria dos Estados

28, 29 e 30 (terça, quarta e quinta-feira)
No Setor Comercial Sul

 

Leia Também:

Artesãos poderão expor na área externa do Palácio do Buriti

Governo seleciona artesãos para participar gratuitamente de eventos

Rota do Artesanato 2016 começa na segunda-feira