10/5/16 20:50
Atualizado em 10/5/16 às 20:50

Música e gastronomia ocupam o Setor Comercial Sul

Nesta semana, na programação do Quartas Musicais e do Quinta Cultural, haverá MPB e música instrumental, além de food trucks. Os eventos fazem parte das ações do Centro Legal para revitalizar a área

Canções autorais vão tomar as ruas do Setor Comercial Sul novamente nesta semana. No Quartas Musicais, no dia 11, organizado pela Administração Regional do Plano Piloto, o cantor e compositor Mário Noya apresenta o repertório de pop rock, a partir das 12 horas. No Quinta Cultural, no dia 12, Alberto Salgado e o grupo Insolúveis cantam os trabalhos em MPB e soul music, a partir das 17 horas, no evento promovido pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Ambas as atividades fazem parte do Centro Legal, conjunto de ações de revitalização da área.

O mineiro Mário Noya, de 49 anos, mora em Brasília desde 2000. Aqui, retomou a carreira de cantor e instrumentista, iniciada na juventude, em Belo Horizonte (MG). “Naquela época, recebi grande influência do Clube da Esquina, de Caetano Veloso e de Djavan para moldar meu trabalho”, cita. No show desta quarta-feira, ele apresentará o repertório de seu último álbum, Alternatrip. “Mas sempre há espaço para improvisação. Tudo pode acontecer em uma apresentação ao vivo, inclusive atender a pedidos do público”, diz.

Todos os ritmos
Na quinta-feira (12), a soul music brasiliense dá o tom na Quinta Cultural. A partir das 17 horas, Alberto Salgado, de 36 anos, canta as músicas do álbum Além do Quintal e do trabalho ainda em fase de produção, Cabaça D’Água. Instrumentista e compositor autodidata, Salgado iniciou a carreira por meio da capoeira. “Aprendi a tocar berimbau, pandeiro, atabaque. Passei para o cavaquinho e o violão. Então, ingressei em uma orquestra de violões e comecei a estudar teoria musical”, conta. Salgado mescla a música africana à clássica. A oportunidade de cantar no Setor Comercial Sul é uma forma de dar nova vida a ele. “Todo lugar que fica parado, sem cultura, fica suscetível à violência. A iniciativa é muito boa”, afirma.

Criar uma nova concepção para a área também é celebrada pelos integrantes do Insolúveis, que também se apresentará no Quinta Cultural. “O projeto tira o Setor Comercial Sul da marginalização e o valoriza com música autoral”, afirma o cantor da banda, Pedro Lima, de 31 anos. O repertório abrange canções com um estilo R&B. “Com letras profundas, intimistas, poesia espiritual, sem estar ligada a nenhuma religião”, descreve.

Cultura Centro Legal AgenciaBrasilia

Inscrições
Artistas interessados em participar das próximas edições do Quartas Musicais podem se inscrever pelo site da Administração Regional do Plano Piloto. Mais informações pelo telefone (61) 3329-0407. Já as inscrições para o Quinta Cultural devem ser feitas na Coordenação de Empreendedorismo, da Secretaria-Adjunta do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Quem quiser se apresentar pelo projeto deve apresentar material em áudio ou em vídeo. O telefone para mais detalhes é o (61) 3255-3741.

Centro Legal
As atividades culturais integram o Centro Legal, ação promovida pelo governo de Brasília para revitalizar a área central do Plano Piloto com iniciativas conjuntas e permanentes. Os trabalhos começaram em dezembro de 2015, na Rodoviária do Plano Piloto, com medidas para coibir o transporte irregular de passageiros e o comércio informal nas redondezas do terminal.

A partir de janeiro, as melhorias continuaram pelo Setor Comercial Sul, com pintura de meios-fios, poda de árvores e limpeza de bocas de lobo. Além disso, a Companhia Energética de Brasília (CEB) fez a troca da iluminação pública das Quadras 2 a 6 para reforçar a segurança.

Leia também:

Melhorias no Setor Comercial Sul são visíveis para frequentadores

Setor Comercial Sul recebe novas edições do Quartas Musicais e do Quinta Cultural

Ações culturais agitam o Setor Comercial Sul

Arte na capital leva música ao Setor Comercial Sul