11/05/2016 às 14:45, atualizado em 31/08/2016 às 18:21

Lançado o 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem da rede pública de ensino

Concurso será dividido em duas categorias e os melhores filmes serão exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Por Thiago Marcolini e Maryna Lacerda, da Agência Brasília

O 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília foi lançado hoje em evento no Cine Brasília
O 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília foi lançado hoje em evento no Cine Brasília. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Estudantes da rede pública poderão participar do 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, organizado em parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura. O aviso de abertura das inscrições saiu nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial do Distrito Federal. O edital, que será publicado no site www.se.gov.df.br, foi lançado hoje em evento no Cine Brasília. O festival faz parte da programação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre em setembro. O homenageado nesta edição será o cineasta brasiliense Sérgio Moriconi.

Como professor de filosofia da rede pública, Moriconi defende a importância do audiovisual na educação dos jovens. “O cinema torna os espectadores mais conscientes da realidade em que vivem e das informações que recebem”, explica. A mostra competitiva também é uma forma de trabalhar com diversas linguagens, de acordo com o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho. “Eventos desta natureza permitem o desenvolvimento da criatividade e da iniciativa do aluno. O cinema, a literatura e o teatro são formas de expressão que desenvolvem os alunos como nenhuma outra”, afirma o titular da pasta.

Duas categorias
Os prêmios serão divididos em duas categorias. A primeira será composta apenas por estudantes do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino profissionalizante concorrem entre si e formam o segundo grupo. O júri vai avaliar oito temas: melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, montagem, fotografia e a de melhor abordagem do assunto. Os campeões receberão troféus que serão exibidos no 49º Festival de Brasília.

Assim como em 2015, o filme deve ter até cinco minutos, precisa ser acompanhado por um professor orientador e é de produção independente, de responsabilidade dos próprios alunos. Os vídeos podem ser gravados por câmeras ou celulares. “Nosso objetivo no festival é incentivar a produção audiovisual nos jovens das escolas públicas”, ressalta a coordenadora do festival, Maria do Carmo Alvarenga.

Inscrições
Os estudantes terão até 2 de agosto para se inscrever no site da Secretaria de Educação. O regulamento divide o festival em duas categorias. Em 31 de agosto, no Cine Brasília, haverá a amostra seletiva para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Já em 14 de setembro, no mesmo local, serão selecionados os melhores curtas dos estudantes do ensino médio, da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino profissionalizante. Cada mostra terá 20 filmes e o júri será formado por professores da Secretaria de Educação e especialistas em cinema indicados pela Secretaria de Cultura.

O festival
Organizado pela primeira vez no ano passado, o festival de curtas-metragens reuniu 101 filmes. O tema foi A Cara da Cultura em sua Cidade, com o objetivo de aproximar a linguagem visual das unidades de ensino.

“É legal poder participar de um evento desse. Abre espaço para os alunos das escolas públicas nos meios audiovisuais. Foi uma realização de um sonho ver meu filme no Festival de Brasília”, afirma o estudante de cinema Daniel Sena, de 18 anos, vencedor nas categorias de melhor direção e roteiro da edição de 2015.

Compareceram à cerimônia de lançamento o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o subsecretário de Educação Básica da Secretaria de Educação, Daniel Damasceno Crepaldi; o coordenador de audiovisual do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Sérgio Fidalgo; o cineasta Sérgio Moriconi; e professores da pasta.