11/05/2016 às 02:01, atualizado em 25/05/2016 às 11:33

Reitor da UnB recebe mais alta condecoração do governo francês

Ivan Camargo foi reconhecido pelo incentivo dado ao intercâmbio do Brasil com o país europeu

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

O reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, recebe a condecoração L'Ordre National de La Légion d'Honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra) do embaixador da França no Brasil, Laurent Bili
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, recebe a condecoração L’Ordre National de La Légion d’Honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra) do embaixador da França no Brasil, Laurent Bili. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governo francês concedeu ao reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, a mais alta condecoração do país europeu, a L’Ordre National de La Légion d’Honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra). A cerimônia ocorreu na noite desta terça-feira (10), na Embaixada da França (Avenida das Nações, Quadra 801).

Embaixador no Brasil, Laurent Bili destacou o estímulo que Camargo dá ao intercâmbio de conhecimento entre as duas nações. “A república francesa quis homenagear uma figura eminente que pertenceu à academia francesa e um amigo da França”. O reitor estudou parte do ensino fundamental em Paris e concluiu o doutorado em instituições daquele país.

Ivan Camargo agradeceu o suporte dado pelo corpo docente da UnB às parcerias educacionais com o governo francês, como congressos, e a assistência para alunos estrangeiros. “Esse é um reconhecimento aos professores, à Universidade de Brasília, que sempre incentivam o apoio à França.” O pai do reitor, general José Maria de Toledo Camargo, recebeu a mesma insígnia há 40 anos. Na época, o militar era assessor de imprensa do presidente da República Ernesto Geisel.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade. “É uma honra para a cidade ver o reitor da UnB, que tem toda uma vida dedicada à carreira científica e à cooperação internacional, ser reconhecido na França como um grande cientista, pesquisador, gestor e um colaborador para o desenvolvimento da ciência e do mundo”, afirmou. Para o chefe do Executivo local, essa distinção de Ivan Camargo contribui para a imagem da capital federal.

Veja a galeria de fotos:

Reitor da UnB recebe mais alta condecoração do governo francês