11/05/2016 às 00:10, atualizado em 25/05/2016 às 11:35

Rollemberg ouve integrantes de conselho de turismo de Brasília

Durante encontro no Palácio do Buriti nesta terça-feira (10), governador disse que políticas do setor precisam ser estruturadas para ficar de legado

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Representantes do setor de turismo de Brasília apresentaram propostas ao governador Rodrigo Rollemberg a fim de que Executivo e entidades trabalhem em conjunto na promoção da cidade, para atrair mais visitantes. O grupo que esteve no Palácio do Buriti, na noite desta terça-feira (10), é formado por membros do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal.

“Tenho convicção de que o turismo é um dos caminhos mais promissores para o desenvolvimento de Brasília”, afirmou Rollemberg, após ouvir sugestões e receber documento com os principais pedidos. O governador acrescentou que as políticas no setor precisam ser estruturadas para ficar de legado, e não ser executadas esporadicamente.

Secretário-adjunto de Turismo, da pasta do Esporte, Turismo e Lazer, e presidente do conselho, Jaime Recena falou sobre os trabalhos da secretaria para expor o potencial turístico da capital federal. Ele pontuou que, com a vinda de grandes eventos, como o 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, ações estratégicas poderão ser planejadas a longo prazo. A última edição do encontro global, em 2015, na Coreia do Sul, reuniu cerca de 30 mil pessoas de 170 países. O objetivo do fórum, que ocorre a cada três anos, é manter o tema da água na agenda ambiental internacional e buscar soluções para o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do planeta.

Diálogo
Para o segundo vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e presidente de honra do conselho, Francisco Maia Farias, o encontro reforçará o diálogo entre os representantes do setor e o governo local. “Queremos nos unir e trabalhar juntos para que o turismo avance; os empresários também têm essa obrigação”, avaliou.

Participaram da reunião o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski, e representantes das seguintes entidades: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo; Associação Brasileira de Agências de Viagens do DF; Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade; Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis; Associação Comercial do Distrito Federal; Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing; Brasília e Região Convention & Visitors Bureau; Fórum das Instituições de Ensino Superior; Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal; Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal; e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília.

Veja a galeria de fotos:

Rollemberg ouve representantes de conselho de turismo de Brasília