17/05/2016 às 16:02

Caminhoneiros receberão atendimento de saúde em Santa Maria

Em evento nesta quarta (18), haverá verificação da pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do IMC, entre outros serviços gratuitos

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Uma ação voltada a caminhoneiros será realizada nesta quarta-feira (18), das 7 às 15 horas, no Posto Alfa, em Santa Maria — km 0 da BR 0-40. Haverá atividades de promoção e prevenção da saúde.

Os motoristas receberão atendimento clínico com aferição de pressão, teste de glicemia e cálculo de IMC, além de orientações médicas. Será avaliada ainda a acuidade visual, auditiva e dermatológica. Estão previstas também testagem rápida para HIV e orientações diversas sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A iniciativa, chamada de programa Comando de Saúde nas Rodovias, é promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Departamento de Estradas de Rodagem e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres.

Ao longo do ano, ocorrem quatro eventos. No primeiro, em 16 de março, as equipes de saúde atenderam 128 caminhoneiros, dos quais 31% apresentaram doenças de pele. Eles foram encaminhados para uma avaliação mais ampla nas unidades de saúde, incluindo biópsia. Todos os caminhoneiros receberam orientação de nutricionista e fisioterapeuta, e quase metade foi vacinada contra a febre amarela.

Edição: Marina Mercante