19/05/2016 às 10:22, atualizado em 05/07/2016 às 13:46

Corpo de Bombeiros homenageia 1,19 mil militares promovidos

Solenidade na manhã desta quinta-feira (19), no Setor Policial Sul, contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal homenageou, na manhã desta quinta-feira (19), 998 praças e 192 oficiais promovidos em março e abril. “Prestamos respeito e gratidão a esta entidade, que desde o início da nossa gestão tem feito um trabalho intenso e incansável no combate ao mosquito Aedes aegypti [transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus]”, enfatizou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. A cerimônia ocorreu na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul.

O chefe do Executivo elogiou também a atuação dos militares durante as manifestações populares nas votações do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 11 de maio. “Vamos destacar também o trabalho de segurança em 3 de maio, durante a passagem da tocha olímpica por Brasília, que mobilizou todas as forças de segurança”, completou Rollemberg.

Os promovidos assumem imediatamente os novos postos e as funções inerentes a estes. De acordo com a corporação, outras ascensões a cargos superiores estão previstas até o fim do ano, mas ainda não há quantidades nem datas definidas.

Requisitos

As promoções podem ocorrer por quatro critérios: antiguidade, merecimento (baseado na ordem de classificação ao fim dos cursos de cada quadro ou no conjunto de atributos e qualidades avaliados no decurso da carreira), ato de bravura (resultado de ato que ultrapasse os limites normais do cumprimento do dever) e post mortem, que expressa o reconhecimento ao bombeiro morto no cumprimento do dever.

Participaram da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; o conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal Márcio Michel; e o deputado distrital e subtenente da reserva dos Bombeiros Roosevelt Vilela (PSB).

Edição: Raquel Flores