20/05/2016 às 14:26, atualizado em 13/12/2016 às 13:46

Operação retira 20 barracos em invasão próximo ao CCBB

Área pública era usada por catadores de materiais recicláveis

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Uma operação integrada realizada, nesta sexta-feira (20), por órgãos do governo de Brasília retirou 20 barracos de madeira, lona e telha de uma área pública perto do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), próximo à Via L4 Sul. A ação começou por volta das 9 horas e terminou pouco antes das 13 horas.

Além da remoção das edificações, a Companhia Energética de Brasília (CEB) desfez dez ligações elétricas clandestinas. Sete caminhões levaram entulhos das derrubadas para o aterro controlado do Jóquei.

Os caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estavam disponíveis para quem precisasse transportar os pertences, mas somente um ocupante solicitou o serviço. Os agentes sociais da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos também estavam no local, mas não houve pedido de cadastramento para solicitação de auxílios ou benefícios.

Cerca de 60 servidores, 11 caminhões e um trator foram destacados para a operação. Também atuaram na ação desta manhã a Agência de Fiscalização (Agefis), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar do Plano Piloto. De acordo com a Subchefia de Ordem Pública e Social, vinculada à Casa Militar, as pessoas que estavam na área não ofereceram resistência, e a operação ocorreu de forma tranquila.