24/05/2016 às 16:21, atualizado em 24/05/2016 às 16:37

Motoristas participam de blitz educativa no Eixão Norte

Ação que promoveu aula de primeiros socorros na manhã desta terça-feira (24) faz parte da campanha Maio Amarelo e reuniu cerca de 400 condutores

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Motoristas que passaram pelo Eixão Norte na manhã desta terça-feira (24) foram surpreendidos por uma blitz educativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mais de 400 motoristas foram abordados das 7 às 11 horas e tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o Código de Trânsito Brasileiro. As ações, que começaram no início do mês e seguem até o dia 31, fazem parte da campanha Maio Amarelo.

Durante a abordagem, os condutores foram convidados a participar de um circuito de saúde, com aferição de pressão, teste de glicemia e identificação do tipo sanguíneo. Essa última informação foi anexada à carteira de motorista, por meio de um adesivo, e poderá facilitar o atendimento médico em um possível acidente de trânsito.

Cristiana Bastos e o filho Gabriel participaram da aula de primeiros socorros em caso de parada cardíaca, ministrada por profissionais do Samu.

Cristiane Bastos e o filho Gabriel participaram da aula de primeiros socorros em caso de parada cardíaca, ministrada por profissionais do Samu. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Cristiane Bastos Daniel, de 37 anos, estava a caminho da escola do filho e depois seguiria para o trabalho. Mesmo com o tempo contado, achou importante parar para participar da ação educativa. Além de fazer os exames, ela aprendeu a socorrer uma criança engasgada e a prestar os primeiros socorros em caso de parada cardíaca. “Temos responsabilidade civil de prestar assistência em casos de necessidade. É muito importante sabermos como ajudar.” A farmacêutica estava acompanhada do filho Gabriel, de 6 anos, que já se engasgou com as baterias de um brinquedo.

As atividades contaram com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Faculdades Integradas ICESP. Participaram da ação aproximadamente 15 alunos de enfermagem e de biomedicina e sete de direito, que auxiliaram na entrega de um livreto com os principais artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o diretor de Educação do DER, Fábio Vargas, a ideia da blitz não é a de repressão. “É claro que se a infração for grave não deixaremos o carro seguir, mas nossa intenção aqui é a de educação, para diminuir riscos de acidentes.” Essa é a terceira operação desse tipo — que envolve atendimentos relacionados à saúde. As duas primeiras ocorreram no Parque Nacional de Brasília e na Estrada Parque Taguatinga, também em maio.

[Relacionadas]

Balanço

Desde o início da campanha, o DER também realiza ações educativas para estudantes e fiscalizações. Alunos de escolas públicas do Gama, de Planaltina, de Brazlândia e de São Sebastião acompanharam as atividades da Transitolândia. O departamento montou a estrutura nas administrações regionais de cada local e providenciou o transporte das crianças do 1º ao 5º ano. Nesta semana, a iniciativa estará em São Sebastião.

O Maio Amarelo também envolve o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Durante todo o mês, o Palácio do Buriti, o Congresso Nacional, a Ponte JK, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a caixa d’água de Ceilândia ficarão iluminados de amarelo, em alusão ao significado da cor nos semáforos: atenção. O objetivo é alertar a população para a importância de seguir adequadamente o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o departamento, a escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas, quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado neste mês, no mundo todo.

Edição: Paula Oliveira