27/05/2016 às 18:32, atualizado em 11/07/2016 às 11:42

Escolas particulares têm até terça-feira (31) para inscrever alunos no simulado do Enem

Mais de 6 mil estudantes da rede privada já estão aptos a fazer o teste, que será aplicado pela Secretaria de Educação em 6 e 7 de julho

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Instituições de ensino privado e as do Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Comercial, Rural, do Cooperativismo, e Serviço Social do Comércio, da Indústria e de Transporte) têm até terça-feira (31) para inscrever os alunos no simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vale também para os Colégios Militares de Brasília e Dom Pedro II. O registro deve ser feito pelas escolas por meio de link no site da Secretaria de Educação.

Segundo a pasta, 6,35 mil estudantes da rede particular já estão aptos a participar do teste. A prova será aplicada em 6 e 7 de julho, nas próprias escolas. Nos colégios privados, o simulado começará às 13h15; nos públicos, no horário em que os alunos estudam. Todos da rede pública já estão automaticamente inscritos pela secretaria.

Temas

No primeiro dia (6 de julho), haverá provas de ciências humanas e da natureza, com quatro horas e meia de duração. No segundo (7 de julho), de matemática e exercícios de linguagem, além da redação. Como no Enem, os inscritos devem chegar uma hora antes e só podem sair após duas horas do início do simulado.

As questões objetivas serão corrigidas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). As redações, por formandos do curso de letras da Universidade de Brasília e professores voluntários de língua portuguesa.

Novidades

Em 2016, a prova abrangerá mais alunos, já que no ano passado foi oferecida apenas para os colégios públicos. A expectativa da Secretaria de Educação é que 38 mil estudantes façam o teste — em 2015, foram 20 mil. Serão 50 colégios particulares e 136 unidades públicas, entre escolas de ensino médio e que oferecem a educação para jovens e adultos (EJA).

Outra novidade é a identificação dos cartões de resposta, que deixam de ser nominais e passam a ter código. Assim, somente quem fez o simulado terá acesso à nota final e ao boletim de desempenho, com divulgação prevista até setembro. Neste ano, o Enem será em 5 e 6 de novembro.

 

Inscrição de alunos de escolas particulares no simulado do Enem

Até 31 de maio (terça-feira)

Por meio de link no site da Secretaria de Educação

Provas em 6 e 7 de julho (quarta e quinta-feira)

Nos colégios, a partir das 13h15

Edição: Raquel Flores