27/05/2016 às 11:17, atualizado em 27/05/2016 às 11:19

Secretaria de Educação promove cursos técnicos para alunos da EJA

Duas escolas da rede pública abrem 108 vagas para capacitações gratuitas integradas às aulas regulares

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

Estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) poderão finalizar o ensino médio com um diploma técnico em mãos. A Secretaria de Educação lançou dois editais para cursos profissionalizantes gratuitos integrados ao segundo segmento da modalidade, correspondente ao ensino médio. As capacitações, previstas para começar no próximo semestre, são presenciais e noturnas, com aulas de segunda a sexta-feira, e, caso necessário, também aos sábados.

Duas instituições da rede pública oferecerão as capacitações. Uma delas é o Centro Educacional nº 2 do Cruzeiro, que terá 70 vagas para o curso de técnico em serviços públicos. O período de inscrições vai de segunda-feira (30) a 13 de junho. A outra unidade é o Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, em Brazlândia. Serão oferecidas 38 vagas para técnico em controle ambiental. Interessados poderão se inscrever de 27 de junho a 6 de julho.

As aulas técnicas são ministradas com a grade de conteúdo geral do segundo segmento da EJA. A duração total do curso é de cinco semestres. Na opção regular, sem o diploma profissionalizante, o segundo segmento compreende três semestres.

Inscrições

Os candidatos devem ser maiores de idade e precisam estar cursando ou ter terminado o 9º ano do ensino fundamental ou o segundo segmento da EJA. Serão reservados 5% das vagas para candidatos com deficiência, comprovada por laudo médico. As inscrições poderão ser feitas nas secretarias de cada escola.

Para participar do processo seletivo, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, histórico escolar do ensino fundamental ou declaração de conclusão do ensino fundamental ou do segundo segmento do EJA — válida por 30 dias a partir da data de expedição.

Caso o número de inscritos ultrapasse o de vagas disponíveis, todos os candidatos serão sorteados. Veja o cronograma de cada processo seletivo nos editais publicados no Diário Oficial do Distrito Federal de terça-feira (24).

Inscrições em cursos profissionalizantes integrados à EJA

 

Técnico em serviços públicos

De 30 de maio a 13 de junho

No Centro Educacional nº 2 do Cruzeiro — SHCES Quadra 805, Lote 2, Área Especial s/n – Cruzeiro

 

Técnico em controle ambiental

De 27 de junho a 6 de julho

No Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis — DF-001(EPCT)/DF-430 s/n – Rodeador – Brazlândia

Edição: Gisela Sekeff