31/05/2016 às 20:11, atualizado em 04/07/2016 às 11:57

Integrantes de cooperativas de coleta seletiva participam de capacitação

Ação ocorre até quinta-feira (2). Associados recebem lições de cuidados com a saúde e de uso de equipamento de proteção individual, além de treinamento para separação de materiais recicláveis

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Catadores de materiais recicláveis de quatro cooperativas contratadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para retomar a coleta seletiva na Candangolândia, no Núcleo Bandeirante, em Samambaia e em Santa Maria recebem capacitação até quinta-feira (2 de junho). A ação ocorre desde segunda-feira (30), no Centro de Juventude de Ceilândia, na QNN 13.

O serviço está suspenso nessas localidades desde dezembro de 2015 para adaptação do modelo adotado. Em Brazlândia, a coleta é feita, mas será substituída pelo novo sistema por apresentar melhores resultados.

Catadores foram instruídos sobra a forma correta de separar o lixo.

Catadores foram instruídos sobra a forma correta de separar o lixo. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Nesta terça-feira (31), o treinamento abordou temas como a saúde do catador. Teve também dinâmica de separação do lixo com destaque para a necessidade do uso de equipamento de proteção individual durante os trabalhos.

“Essa capacitação é importante para que os catadores que fazem parte das cooperativas contratadas entendam o papel deles como prestadores de serviço do SLU e sigam os padrões para que a gente tenha uma coleta seletiva cada vez mais eficiente”, explicou a chefe da Assessoria de Gestão Ambiental da autarquia, Maria Fernanda Teixeira. Conforme haja necessidade, outros treinamentos podem ocorrer durante a vigência dos contratos.

Nesta quarta-feira (1º), ocorrerá a parte prática da capacitação. “Vamos orientar como os catadores devem se comportar, correr, agachar para que não tenham nenhum tipo de lesão, não se machuquem”, exemplificou Maria Fernanda. Na quinta-feira (2), haverá avaliação do curso e entrega de certificados.

Para coletar em Santa Maria, a responsável será a cooperativa R3; em Samambaia, a Recicle a Vida; em Brazlândia, a Acobraz; e na Candangolândia e no Núcleo Bandeirante, a Renascer.

Parceria

A capacitação integra o projeto Reciclagem e Cidadania, do SLU, com ações voltadas para a inclusão socioeconômica dos catadores. Dele, faz parte outro, o Coleta Seletiva Inclusiva, que envolve a contratação de cooperativas para fazer coleta seletiva.

Os trabalhos são promovidos pelo SLU, em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos, o campus de Ceilândia da Universidade de Brasília, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e a associação Recicle a Vida.

Edição: Paula Oliveira